TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA ANTIGA E PRESENTE DO PONTO DE VISTA CRÍTICO

Tese: GEOGRAFIA ANTIGA E PRESENTE DO PONTO DE VISTA CRÍTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Tese  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

1 GEOGRAFIA ANTIGA E ATUAL DO PONTO DE VISTA CRÍTICO

A Geografia, através de tempos, nos mostram certo grau em maturidade na sua evolução cultural. Alguns acreditam que ela esta atrasada com relação as suas colocações, embora, outros levam este atraso com certa intencionalidade, onde se fundamentaria o modelo que atende expectativas da primeira.

Muitas das críticas partem de que, de uma maneira generalizada, o que não seria literalmente correto, a Geografia reduziu-se a um plano político, identificado com um projeto de socialismo real, sem levar em conta seu escrito sobre uma realidade, certamente diferente da nossa, onde se busca os conceitos que poderia justificar as pesquisas geográficas.

Qualquer que seja o caminho em que o geógrafo leva a sua investigação, o fundamento é um: atender a necessidade do homem na realidade espacial.

Toda e qualquer história da sociedade, é de fato, também, a realidade espacial.

Antigamente o homem analisava o espaço pra poder entender a sociedade, já hoje, ele olha a sociedade para tentar compreender o espaço.

Observam-se mudanças no que se refere às maneiras como o homem organiza o meio ligado à ideia de dominação e poder. Nos tempos atuais, a geografia é mais ligada ao espaço e as relações que nele ocorrem. Essas mudanças deram-se aos desenvolvimentos da ideologia, que antes se fundamentavam em guerras mundiais, surgimentos de países socialistas e capitalistas, revoluções tecnológicas. Onde hoje, a Geografia é levada ao estudo científico das coisas. Ela passa por um momento de transformação, estudando relacionamentos humanos e suas transformações sociais, culturais, políticas e econômicas.

REFERÊNCIAS

MOREIRA, Igor, A. G. O Espaço geográfico: geografia geral e do Brasil. Ed. 28. Editora: Ática, 1990.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia à Geografia Crítica. São Paulo, Hucitec, 1978.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com