TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA DE ÁGUA E VISÃO GLOBAL

Projeto de pesquisa: GEOGRAFIA DE ÁGUA E VISÃO GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Entre os vários problemas que a educação vem enfrentando, encontra-se o da conscientização do cidadão comprometido com a sociedade em que vive. As discussões englobam desde sua necessidade e importância até sua prática em sociedade. O presente trabalho visou investigar o ensino e a aprendizagem sobre a preservação da água, como os professores desenvolvem um trabalho de conscientização e como os alunos percebem-se com cidadãos que devem ter responsabilidade com seus atos perante a natureza. Este estudo, através de observação e entrevista semi-estruturada, foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Barbacena. O grande desafio dos educadores é construir uma cultura de conscientização comprometida com a preservação da água e conseqüentemente com a preservação da vida no planeta Terra. Conforme as observações, em geral, os alunos dão muita importância à aprendizagem concreta e o professor utiliza variados materiais de pesquisa, levando o aluno a buscar e ampliar o seu próprio conhecimento.

A educação, como via de conscientização, é o meio mais convincente e eficaz de realizar tal modificação de atitude, pois leva o homem a modificar-se pelo conhecimento e não pela obrigação obtusa de seguir determinações ou legislações reguladoras. Somente a partir da conscientização é que o indivíduo passa a observar seus atos e analisar se os mesmos não trarão conseqüências graves no futuro.

Palavras chave: água – educação - conscientização – preservação

INTRODUÇÃO

O interesse de pesquisar sobre o tema surgiu primeiramente das leituras e estudos feitos no curso de Pós-Graduação em Geografia e posteriormente diante do interesse em compreender como os professores do Ensino Fundamental, especialmente de 3ª e 4ª série, estão trabalhando no sentido de conscientizar os alunos sobre a preservação da água, um recurso natural indispensável ao ser vivo. Para isso utilizarei um roteiro de entrevista a professores e observação informal do trabalho desenvolvido numa escola.

Diante das observações que venho fazendo ao longo de minha carreira, percebo que a maioria dos alunos não tem consciência da importância da preservação da água para o futuro do planeta, isto é, na maioria das vezes lêem, escutam, pesquisam, mas continuam sem praticar o que aprendem.

A educação recebe atualmente uma expressiva atenção por parte do governo como investimentos em projetos com revistas, panfletos, concursos; daí surge o interesse em pesquisar como os professores estão desenvolvendo este trabalho. Os professores estão trabalhando e estimulando os alunos no sentido de concretizarem ações para a preservação da água? Os alunos estão sendo, verdadeiramente conscientizados do problema da água em nosso planeta? Como os professores da E.E. de Ensino Fundamental, em especial, estão desenvolvendo o trabalho com um tema tão preocupante?

O objetivo maior deste trabalho é externar a preocupação com o planeta, que padece com o desperdício e a má preservação da água, agravando a cada dia a situação do seu uso; identificar e analisar trabalhos desenvolvidos na “E.E.E.F” a respeito da conscientização da preservação e economia da água; estabelecer uma conceituação clara do trabalho desenvolvido com os alunos sobre a preservação da água e reconhecer situações de aprendizagens concretas sobre o assunto em questão.

A partir destes questionamentos é que foi desenvolvido um trabalho teórico e uma pesquisa exploratória visando entender como está sendo trabalhado o desperdício da água e o futuro da mesma em nosso planeta. O presente trabalho poderá servir de discussões e orientações para se desenvolver um trabalho com seriedade dentro da disciplina de Geografia sobre gestão ambiental.

Neste início de século observam-se grandes mudanças de paradigmas no contexto da análise dos problemas sociais, econômicos e políticos no mundo, em função da premência de se encontrar soluções que viabilizem a sobrevivência das espécies. A água, antes pensada como recurso infinito, não pode mais ser enxergada desta forma, sabemos que há uma grande preocupação sobre o destino do planeta, se faltar água potável.

Segundo BRANCO (1997),

Os mais antigos filósofos gregos já afirmavam que tudo provem da água. A ciência tem, por sua vez, demonstrado que a vida se originou na água e que ela constitui a matéria predominante em todos os corpos vivos. Por mais que tentemos,não somos capazes de imaginar um tipo de vida em sociedade que dispense o uso da água: água para beber e cozinhar; para a higiene do lar e das cidades; para uso industrial, irrigação das plantações, geração de energia, navegação, transporte de detritos...(p.05).

A água limpa está cada vez mais rara na Zona Costeira e a água de beber cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício - que chega entre 50% e 70% nas cidades -, e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com