TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA E CIDADANIA: A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS ÉTNICO RACIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.

Por:   •  6/10/2018  •  Artigo  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 17

GEOGRAFIA E CIDADANIA: A INSERÇÃO DE CONTEÚDOS ÉTNICO RACIAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.

Elvis Sampaio Melo

Universidade Federal do Ceará - UFC

elvis_sampaio@hotmail.com 

RESUMO:

Este artigo discute a importância de inserir temas étnicos raciais nos livros didáticos. No âmbito geral já existem livros que abordam esses conteúdos, porém, de forma superficial e estereotipada, não permitindo assim, que o aluno construa uma criticidade sobre o assunto e apenas o reproduza. Desse modo se faz importante o entendimento dessas temáticas para que preconceitos não sejam reforçados, as áreas de conhecimentos sejam ampliadas e o senso crítico atue com um teor de curiosidade, fazendo com que os alunos sejam abertos a todo tipo de diálogos e saibam construir um debate cientifico. As discussões sobre geografia no espaço escolar, sobretudo os assuntos relacionados a outras culturas, ainda carregam um cunho descritivo, mas, com as mudanças que estão ocorrendo desde a formação dos professores à elaboração dos livros didáticos essa realidade está se transformando.  

Palavras-chave: Geografia. Livros didáticos. Étnico racial. Crítica. Escola.  

ABSTRACT:

This article discusses the importance of inserting ethnic racial themes in textbooks. In the general scope there are already books that approach these contents, however, in a superficial and stereotyped way, thus not allowing the student to construct a criticality on the subject and only reproduce it. In this way it is important to understand these themes so that prejudices are not reinforced, areas of knowledge are expanded and the critical sense acts with a curiosity content, making students open to all kinds of dialogues and know how to build a debate scientific. Discussions about geography in the school space, especially those related to other cultures, still carry a descriptive character, but with the changes that have taken place since the formation of teachers to the preparation of textbooks, this reality is changing.

Keywords: Geography. Didatic books. Ethnic racial. Critical. School.

INTRODUÇÃO

        O artigo presente denota a importância da introdução de temáticas étnico raciais nas escolas. Como as ciências humanas, sobretudo a geografia e a história, possuem mais facilidade para abordar esses temas, por conta da sua diversidade teórica, o objetivo principal é associar os livros didáticos de geografia com o ensino nas escolas, tendo em vista, que o livro didático é um importante instrumento no processo de ensino e aprendizagem.

Sabendo que a formação do nosso país é caracterizada por ser uma formação miscigenada é de suma importância que os alunos da educação básica entendam o processo que formou o nosso território, ou seja, quem e como todos esses aspectos se deram. A união de diversos povos e culturas passaram a conviver no mesmo território e naturalmente as influências foram repassadas uns para os outros (VIRGULINO, 2014).

        O preconceito racial em si acaba por fazer parte da construção social dos indivíduos, o diferente causa o estranhamento do outro, porém, não é por fazer parte dessa construção social que o racismo não deve ser combatido e extinguindo. A escola apresenta-se no dever de valorizar e ensinar todos os tipos de cultura, mas, por culpa da visão eurocêntrica, que ocorre até mesmo nos livros didáticos, faz com que as outras culturas sofram invisibilidade.

        Os principais motivos para a escolha dessa temática foram as dificuldades dos docentes de encontrarem assuntos voltados para diversidade cultural nos livros didáticos de geografia, na maioria das vezes quando se discute esses temas acaba-se caindo nos estereótipos, principalmente sobre o continente africano.

As origens do povo negro acabam se resumindo na pobreza, na escravidão e nas dificuldades. Nesse contexto, também surge o desejo de contribuir com um estudo acerca da importância do negro na formação do nosso país e que o mesmo tem um papel fundamental na construção da nossa sociedade (SILVA, 2017).  

Como o livro didático faz parte do cotidiano escolar é interessante aliar essa forma de conhecimento com temas que devem ser debatidos no espaço escolar, para auxiliar o andamento de aulas contendo esse viés no dia 9 de janeiro de 2003 foi instituída uma lei que estabelece as diretrizes e bases da educação para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências (BRASIL, 2003).

        A escolha dos livros para análise foi escolhida a partir das semelhanças dos sumários e os artigos para pesquisa foram obtidos através das leituras feitas dos resumos de cada um, identificando assim, as especificidades e relações encontradas entre neles.

AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS E A SISTEMATIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS.

        Para pensarmos nas relações étnico raciais dentro do espaço escolar é necessário que aja a compreensão da forma que os estudos africanos chegam às escolas. A matriz africana, no contexto escolar, sempre foi tratada de forma oculta, ou seja, o discurso de inferioridade sobre o continente influenciou nas ideias sobre a formação da sociedade brasileira. Com uma população de 50,7% que afirmam serem negros é essencial que todos tenham a consciência das suas origens.

        No inicio do século XX os livros didáticos de geografia eram escritos de forma programática e descritiva, o autor que predominava nesse período era Delgado de Carvalho (AZAMBUJA, 2014). As mudanças só começaram a acontecer com a vigência da Lei 5692/71 que institua a mudança das séries do 1° e 2° grau, foi a partir desse ponto que os livros didáticos passaram a conter assuntos mais diversificados, porém ainda havia a presença marcante da relação homem/natureza. Mas, as temáticas étnico raciais só foram introduzidas nos livros didáticos em um terceiro momento, quando as séries foram, novamente, reformuladas.

 A temática da população inclui a formação étnica (indígena, africana, européia e mestiça), cultural (língua e religião) e, ainda, as informações relacionadas aos censos demográficos e às cidades (AZAMBUJA, 2014, p. 13).

        Entretanto, mesmo depois dessas mudanças as heranças raciais ainda não apareciam nos livros com caráter de conteúdos fixos e sim como meras passagens informativas, se formos analisar a formatação dos livros didáticos de geografia observa-se o estereótipo da pobreza, fome, exclusão social entre outros. Nessa perspectiva, SILVA (2017) salienta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com