TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA POLITICA

Pesquisas Acadêmicas: GEOGRAFIA POLITICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

Nome: Lucas Henrique da Silva N: 25 3*:B

Professora: Ana Porlan

Matéria: Geografia

Osasco

1. Quais as hidrelétricas que estão sendo construídas pelo PAC?

R: Jirau e Santo Antônio são duas usinas hidrelétricas que estão sendo construída no curso do Rio Madeira, na capital de Rondônia, Porto Velho, região Norte do País. O objetivo da construção destes dois grandes empreendimentos é o abastecimento de energia elétrica da região Sudeste do país. As duas usinas são obras importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo seus projetos e construção, portanto, incentivados pelo governo federal.

2. Quais são os aspectos naturais que justificam os investimentos do governo brasileiro na geração hidrelétrica?

R: “A Usina Hidrelétrica Santo Antônio representa a retomada dos investimentos na geração de eletricidade no país”. Assim comemorou a presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (5/7), ao discursar na cerimônia do início do desvio do rio Madeira para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO). Segundo destacou, a obra representa “um momento histórico para o Brasil” que levará ao crescimento e ao desenvolvimento econômico do país. Ela recordou também a importância do ex-presidente Lula para que os projetos de Santo Antonio e Jirau ganhassem forma.

3. Algumas hidrelétricas estão sofrendo criticas devido aos impactos socioambientais provocados por sua construção e suas instalações. Quais são esses impactos?

R:

A construção de hidrelétricas e consequentemente suas barragens e lagos causam diversos impactos sociais e ambientais negativos. As populações são atingidas direta e concretamente através do alagamento de suas propriedades, casas, áreas produtivas e até cidades. Existem também os impactos indiretos como perdas de laços comunitários, separação de comunidades e famílias, destruição de igrejas, capelas e inundação de locais sagrados para comunidades indígenas e tradicionais.

Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção. Recentemente, no caso da hidrelétrica de Barra Grande, construída no Rio Pelotas, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, houve a primeira extinção consentida, pelos órgãos ambientais responsáveis, de uma espécie vegetal. O lago inundou para sempre o habitat natural das últimas populações da bromélia Dickya distachya.

Mesmo quando os Estudos de Impacto Ambiental são realizados de forma correta, apontando os verdadeiros impactos gerados por uma hidrelétrica, na maioria das vezes as ações de mitigação desses impactos não chegam a compensar de fato os efeitos negativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com