TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO AMBIENTAL

Trabalho Escolar: GESTAO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

Resumo

O Porto de SUAPE é um porto brasileiro que fica no estado de Pernambuco, no município de Ipojuca (Região Metropolitana do Recife). Seu projeto foi baseado na integração porto-indústria a exemplo de países como França e Japão. A construção do porto de Suape foi prevista para operar produtos combustíveis e cereais a granel, substituindo o porto do Recife. Em 7 de novembro de 1978, uma lei estadual criou a empresa Suape Complexo Industrial Portuário para administrar o desenvolvimento das obras, hoje o porto é um dos maiores do Brasil; administrado pelo Governo de Pernambuco. Localizado no litoral sul do estado, distante 40 km do Recife. Sua área de influência abrange todo o estado de Pernambuco e parte dos estados de Alagoas e da Paraíba. O porto tem acesso rodoviário pela PE-060 e pela AL-101, na divisa de Pernambuco e Alagoas. É considerado o mais tecnologicamente avançado do Brasil, e é o segundo maior em capacidade do país. Recuperar e preservar o meio ambiente é uma tarefa primordial para todos os indivíduos da sociedade e a Educação Ambiental nesse ínterim serve como ferramenta para desenvolver métodos e técnicas que facilitam o processo da tomada de consciência em relação aos problemas ambientais debruçando seriamente sobre eles. A Educação Ambiental é um dos paradigmas atuais que pretende transmitir e integrar o homem e seu meio ambiente a partir da viabilização prática para o mundo.

Introdução

Em razão do constante impacto sofrido pelo meio ambiente, novas concepções vêm sendo desenvolvidas na intenção de despertar uma consciência crítica que reflita posição dos indivíduos no quadro de desrespeito para com os fatores naturais. Nesse sentido a Educação Ambiental é um dos paradigmas atuais que pretende transmitir e integrar o homem e seu meio ambiente a partir da viabilização prática para o mundo, (PEREIRA 1993).

Diante deste percurso, o presente projeto pretende investigar a criação do Complexo Industrial Portuário de Suape e as modificações ecológicas e ambientais ocasionadas por essa infra-estrutura. A partir disso é possível através da Educação Ambiental estabelecer uma reintegração desta localidade, evitando assim futuros transtornos que possam ocorrer em razão das modificações naturais. A poluição, a destruição dos arrecifes, o desmatamento de áreas verdes, a desestruturação populacional, são alguns dos fatores negativos resultantes da construção do Porto de SUAPE, uma disparidade entre avanço industrial e agressão ambiental SORRENTINO 1997.

Nesse sentido recuperar e preservar o meio ambiente é uma tarefa primordial para todos os indivíduos da sociedade e a Educação Ambiental nesse ínterim serve como ferramenta para desenvolver métodos e técnicas que facilitam o processo da tomada de consciência em relação aos problemas ambientais debruçando seriamente sobre eles, NEUMANN-LEITÂO 1994; BIFANI 1996.

Promover uma Educação Ambiental é um desafio principalmente porque esbarra em uma burocracia de dogmas já ultrapassados. Aquele que se fizer consciente da importância de sua participação deve, portanto proceder a meios que modifiquem a atual situação dos problemas ambientais. O Governo do Estado de Pernambuco elaborou, entre 1973 e 1976, um Plano Diretor para a implantação de um Complexo Industrial Portuário, na área de SUAPE, localizada ao sul da cidade do Recife, com funções industriais e comerciais. Este plano surgiu como uma forma de solução ao crescimento econômico do Estado, ESKINAZI- -LEÇA & KOENING (1985; 1986).

A fim de evitar maiores riscos e danos à área, foi desenvolvido um programa de pesquisas sobre impactos ambientais. Esse programa teve início com um Estudo de Impacto Ambiental, antes da implantação do Porto, em 1977, patrocinado pelo próprio Governo do Estado, BRAGA et al 1989; www.economia.pe.gov.br

Os resultados destes estudos, publicados em Melo (2005), Melo Filho (1977), Barcelos et al (1998), Lima & Costa (1978), Cavalcanti et al. (1980), CONDEPE (1983), Eskinazi-Leça & Koening (1985/1986), Paranaguá (1985/1986), Neumann-Leitão (1986), além de outros estudos realizados anteriormente na região (Melo 1958; Cobra 1967; Maciel 1968; Mello & Siqueira 1972; Santos & Costa 1974; Costa & Costa 1977; Amaral & Menor 1979), contribuíram para um conhecimento geral das condições ecológicas do meio, tendo sido feitas sugestões para que os impactos fossem minimizados, bem como forneceram orientações para um monitoramento adequado.

Visando um acompanhamento das modificações ao longo da implantação deste complexo portuário, o Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve a iniciativa de realizar estudos ecológicos detalhados, que enfocaram principalmente o estuário do rio Ipojuca, que drena maior volume d'água e foi o mais, impactado KOENING et al. 1983.

Atualmente em 2008, os departamentos da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente estão unidos num esforço comum: o de contribuir, por meio de uma política pública de formação de educadores ambientais populares, para a educação ambiental permanente e continuada da população brasileira. O trabalho integrado da Coordenação da Agenda 21 e dos departamentos de Educação Ambiental, de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental e de Coordenação do Sisnama tem como meta final formar 1 milhão de educadores ambientais populares (EAPs) até 2010, em todo o território nacional, SEIBT E SEIBT, 2008; MACEDO 2003;

PADUA 1997. http://noticias.ambientebrasil.com.br; www.semarh.se.gov.br; www.ibama.gov.br.

A proposta deste projeto de pesquisa é desenvolver uma contribuição da Educação Ambiental para reintegração do Porto de Suape, visto que essa localidade vem sendo amplamente degradada pela ação expansiva da atividade portuária.

Objetivos

Geral

Contribuir para a realização de estudos, projetos de Educação Ambiental, prestação de serviços, consultoria, auditoria, perícia nessa área, preparação de projetos de recuperação ambiental e reintegração da sociedade após os impactos provocados pela implantação do Porto de SUAPE.

Específicos

• Conceituar Educação Ambiental a partir dos fundamentos bibliográficos e teóricos: histórica, social e culturalmente;

• Investigar o Porto de Suape desde sua criação até seu funcionamento;

• Fazer pesquisa de campo para verificar os impactos ocasionados pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com