TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Ambiental

Trabalho Escolar: Geografia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Os dois textos de como base principal as pesquisas de Inês Aguiar Freitas sobre a importância da Historia Ambiental para a Geografia. Em suas teses é defendida a proposta da interdisciplinaridade, já que as duas vertentes fazem uso da ciência social e ecológica para estudo da relação natureza- homem.

A historia ambiental surgi devido ao interesse dos historiadores de associar o meio ambiente as praticas de evolução social, não ficando presos apenas as visões políticas. Segundo a autora há três níveis de questões da historia ambiental, são elas: entendimento da natureza propriamente dita; domínios sócio – econômicos; historia espiritual, este o mais complexo de todos.

Ao longo dos textos são citados inúmeros autores, pesquisadores, filósofos, que são de extrema importância para criação da historia ambiental, e suas bases teorias e seus trabalhos acadêmicos para consolidação desta ciência.

Os textos estabelecem relações entre a geografia e a historia ambiental. São pontuados fatores que fazem conexão entre as duas disciplinas que podem facilitar seus trabalhos e aproximar suas zonas de pesquisa. A autora também diz que os três níveis de questão da historia ambiental se relaciona diretamente com a geografia. São citados como fatores de conexão: focalização da região geográfica; níveis civilizatórios das sociedades; uso de todas as ciências naturais; grande variedade de fontes; trabalho de campo.

Em conclusão a autora cita que tanto a geografia quanto a historia ambiental encaram o homem como principal transformador do meio ambiente, mas sofre restrições do meio físico. Enfatiza que é necessário não desprezar uma disciplina que assim como a geografia da sentido a natureza e é capaz por meio da historia solucionar ou evitar futuros problemas sócio- ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com