TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geografia e meio ambiente

Por:   •  13/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 7

                                                

[pic 1]                                        [pic 2]                        

                                                

Custódio Silvestre Gomes

RA: 1122817

Geografia e Meio Ambiente

Prof.ª Jucilene Galvão

Centro Universitário Claretiano

Pólo Santo André

2015

1 ) Apresente uma citação no formato ABNT do conceito de bioma e uma citação no formato ABNT do conceito de domínio morfoclimático e, na sequência, saliente as principais diferenças conceituais.

  Biomas. É uma área de grandes dimensões com características em comum de clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo. Visualmente apresenta uma paisagem vegetal de aspecto semelhante, apesar da diversidade de vegetação que os compõem, também podem se considerar uma unidade biológica ou espaço geográfico caracterizado de acordo com o macro clima, a fito fisionomia (aspecto da vegetação de um lugar), o solo e a altitude específicos. Alguns, também são caracterizados de acordo com a presença ou não de fogo natural.

  Domínio morfoclimático. É um conjunto espacial de certa ordem de grandeza onde existe uma coerência no aspecto do relevo, nos tipos de solo, na vegetação, no clima e na hidrografia. Ambos disponíveis por: (Alexandre e Camila Faria. Paisagem natural, bioma, domínio morfoclimático e ecossistema. Uma análise conceitual. http://www.infoescola.com/geografia/bioma. Que também se encontra disponível em http://www.infoescola.com/geografia/ biomas-dominios-e-ecossistema/) Acesso em 05/03/2015.

  Diferenças Conceituais: O que observamos é um bioma que é formado por um “agrupamento de grandes porções de espaço”, assim podemos dizer que eles possuem umas características em comum, como clima, vegetação, fauna, hidrografia e solo, pois está voltado para uma conceituação de uma paisagem bem semelhante e com grandes dimensões. Também envolve os domínios morfoclimáticos o solo, vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc., e observamos que é na conceituação deste, que realmente se leva em conta é a coerência entre os aspectos desses fatores, é como se fosse uma observação na escala maior, onde se pode aprimorar e se aprofundar na observação e descobrir a coerência existente naquela porção de espaço, é como se uma formação ou uma composição do relevo justificasse a hidrografia ou a vegetação ou até mesmo o clima, e vice-versa.

2 ) Apresente um mapa com os biomas indicados na Unidade 3 da obra Biogeografia (disponível no Material de Apoio) e descreva pelo menos três deles com suas principais características.

 [pic 3]

 Biomas de floreta equatorial: Ela ocorre na faixa equatorial do globo terrestre, e possui elevado índice pluviométrico com chuvas distribuídas por todos os meses do ano, possuem temperaturas pouco vaiáveis, com amplitudes térmicas inferior a 5° (com temperatura entre os 25° e 28° e raramente alcança 30°). O alto índice pluviométrico faz com que os solos desse tipo de bioma sejam pobres em nutrientes, porém é rápido na decomposição de matéria orgânica, devido à umidade e a grande concentração de microorganismos decompositores existentes, (isso é motivo de preocupação na preservação dessa floresta, tendo em vista que seu solo só se torna fértil por causa da floresta que fornece matéria orgânica). 

  A cobertura vegetal é heterogênea e bem densa o que dificulta o desenvolvimento de animais de grande porte, logo, o que ganha destaque em sua fauna são as aves, devido à grande quantidade de árvores frutíferas, alguns mamíferos, cobras, lagartos, macacos, entre outros. Há um destaque especial também para a mata pluvial de encosta, que faz referência à Mata Atlântica, que pertence a esse bioma, porém com características peculiares e diferenciadas das demais, entre essas características podemos citar as chuvas orográficas ou de montanhas, ocasionadas devido à declividade do relevo, o porte das arvores que geralmente não ultrapassam 30m de alturas e graças à altitude de 10 a 100 metros, possui a maior biodiversidade do planeta.  

  Biomas tropofíticos (savanas e serrados): Estão associados ao clima tropical com estações secas e úmidas e temperaturas que na média são maiores que 27°C e em invernos não são inferiores a 18°C. De acordo com a variação do clima, as savanas se subdividem em: 

Savanas úmidas: Associadas ao clima tropical úmido, com períodos de seca se estendem de três a seis meses; estas apresentam solos mais úmidos, profundos, arenosos e lixiviador. 

Savanas secas: Associadas ao clima semi-árido com períodos de seca se prorrogam seis a oito meses e precipitação de 500 mm a 800 mm; 

Savana espinhenta: Que se localiza na faixa intertropical, onde o período de seca é mais prolongado, durando de oito a dez meses. Tanto a savana seca como a espinhenta apresentam solos ricos em nutrientes, porém não apresentam água. 

  As principais características da flora e das savanas é que estas se adaptam às duas estações, a seca e a chuvosas onde na segunda, realiza seu ciclo biológico e na estação seca, permanece em estado latente e sua flora é constituída por grandes herbívoros, o que faz com que haja uma grande quantidade de carnívoros também devido à quantidade de presas.  

  Biomas de vegetação de altitudes: Ela ocorre especialmente em áreas de cadeia montanhosas, sendo o clima determinado pela aluna altitude podendo chegar a 35°C diminuindo com o aumento da altitude, caracterizado por ventos intensos, neve e granizo que cobrem várias áreas nos meses mais frios, os solos apresentam-se muito rasos, arenosos, e com pouca matéria orgânica e a vegetação vai de arbustos até arvores e coníferas de pequeno porte, e com o aumento da altitude a vegetação que se percebe são gramíneas e pequenos arbustos e a fauna varia muito de acordo com as regiões do planeta.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (385.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com