TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Econômica Cederj

Por:   •  22/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

 CEDERJ - CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA

DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aluno:

Matrícula:

Polo: Barra do Piraí

Curso: Licenciatura em Geografia

Disciplina: Geografia Econômica

Professor:  

Avaliação à Distância – AD1 – 2º Semestre de 2016

Base: Aulas 01 a 03

Total de questões: 02 Questões

Valor total: 10 pontos

AVISOS

A) Escreva de forma legível;

B) Use no máximo 10 linhas para cada resposta.

 

  1. “A Geografia Econômica é, em poucas palavras, a análise da superfície terrestre em todos os aspectos que interessam do ponto de vista econômico.” (Joana Chorincas, 2001).

Esta é uma das muitas definições a respeito da disciplina. Defina, com suas palavras, o objeto de estudo da Geografia Econômica. (5,0 pts.)

Resposta:

        A Geografia Econômica é a parte da ciência geografia que estuda e analisa as relações do homem com o meio em que vive – e o exterior a este - a partir de um olhar econômico. Desde a produção de bens, matérias-primas e agricultura até a venda da força de trabalho, a prestação de serviços e as relações de investimentos financeiros.

  1. Até o início da década 1990, um estudioso da Geografia Econômica interessado em analisar os grandes sistemas econômicos em funcionamento no mundo, teria dois modelos para estudar: o capitalista e o socialista. Descreva a diferença entre estes sistemas, sob o ponto de vista:
  1. da participação do Estado na economia;

Resposta:

Uma das principais diferenças entre os dois sistemas é que o Socialismo defende uma intensa e forte intervenção do estado na economia, além de um nacionalismo grande e sólido, sendo contra a presença de capital estrangeiro. O sistema capitalista defende exatamente o contrário: uma economia mais livre das mãos do estado, com empresas privadas (inclusive de capital aberto) e a presença ostensiva do capital estrangeiro.

  1. da distribuição geográfica desses sistemas no mundo à época; (5,0 pts.)

Resposta:

Na década de 1990 a distribuição dos dois sistemas era muito bem definida: o sistema socialista ficava com a parte oriental da Europa (destaque para Polônia e Ucrânia) e o capitalista com a parte ocidental (destaque para Inglaterra e França). No restante do mundo o socialismo conquistou poucos países (destaque para Cuba e Coreia do Norte) e o capitalismo conseguiu mais influência na maior parte do Globo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com