TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia na educação UERJ/CEDERJ

Por:   •  14/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  653 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2015 -2

Disciplina: GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 1

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

        

Aluno (a):Thays Batista Vieira

Matr.:14112080247

Polo: Belford Roxo          

1 – Como os fatos históricos e o desenvolvimento técnico interferiram e continuam interferindo na formação de conceitos na Geografia?

(2,5)

Podemos citar como marco inicial da mudança de conceito na Geografia a expansão marítima europeia, com a ampliação do conhecimento do mundo a partir das grandes navegações do século XIV e XV, facilitadas pelo surgimento de instrumentos de navegação e com eles o conhecimento técnico, fazendo com que a visão de espaço geográfico se modificasse, pois os grandes navegadores conseguiram a partir de então encurtar as distâncias entre os continentes, modificando assim, a visão geográfica que se resumia ao seu continente e a forma de pensar e interpretar o mundo, a sociedade e a natureza.

Como o conceito de geografia se faz nas ações do ser humano, modificando o meio onde vive em prol das suas necessidades, pode-se dizer que a cada novo avanço tecnológico, o conceito geográfico sofrerá a sua modificação, devido ao aperfeiçoamento do conhecimento e o surgimento de uma nova necessidade, fazendo com que os conceitos dessa ciência mudem constantemente.

2- Opine sobre o MITO DA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA, descrita na Apostila. (2,5)

A Neutralidade Científica se fundamenta na teoria de que a Ciência é imparcial e construída a partir dos experimentos no qual se chega a uma conclusão autônoma e acima de tudo neutra.

Não existindo uma única verdade sobre o objeto de pesquisa podemos dizer que essa neutralidade é um mito, uma vez que o formulador de hipóteses na tentativa de solucionar o questionamento usará a sua subjetividade para chegar à tal resposta.

Existindo assim várias respostas para o mesmo questionamento.

3- Faça um paralelo dissertando e diferenciando as características de cada GEOGRAFIA: A tradicional e a Crítica. (2,5)

A Geografia Tradicional esta baseada na observação, devido principalmente na expansão marítima, onde eram feitos registros cartográficos do espaço e das paisagens.

Tendo como base o positivismo que aplicado a Geografia Tradicional apresenta ideias identificadas com os interesses das classes burguesas e capitalistas.  . Suas principais características eram:

- Temas Sistematizados; - Definição de conceitos; - Organização, características territoriais do país por áreas especificas; - Procurou o seu método legitimar o Estado Nacional; - Ajudou na racionalidade administrativa do Pais; - Promoveu uma característica voltada por terra, conhecer o território para dominar. Fundou o Estado; - Herança francesa do positivismo; - Ajudou a conhecer melhor o território brasileiro para melhor manipulá-lo; - Afasta a Filosofia e as demais ciências; - Uso da pratica empírica; - Fatos geográficos apresentados compartimentados e isolados; - Conteúdo sem relação com outras disciplinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (65.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com