TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Eniac Portfólio

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE ead

ensino técnico em informática – primeiro módulo

Gerson Bandeira da Silva Filho - 751302013

portfólio 1

geografia

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

rilmar de araujo m. gorni

portfólio 1

geografia

Trabalho apresentado ao colégio  ENIAC para a disciplina  de geografia

Prof. Douglas

Guarulhos

2013

Desenvolver um texto englobando os seguintes temas: Guerra Fria, Fim da Ordem Bipolar, Globalização e conflito na Europa, Ásia e Oriente médio.

A guerra fria começou após a segunda guerra mundial. Foi à hegemonia política, econômica e militar no mundo, disputada entre dois países: Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (hoje são 15 países, dentre eles a Rússia). Os Estados Unidos seguia o capitalismo que nada mais é que um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Já a União Soviética referia-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade pública ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método mais igualitário de compensação.

Essa briga das duas potências ocorreu de 1940 à 1989. Na realidade nunca ocorreu a guerra direta entre os dois países e sim ameaças feitas entre eles.

Os dois países usavam várias maneiras para “Chamar” atenção do mundo e provocar o adversário. Exemplos disso são vários filmes americanos fazendo com que os soviéticos sejam os “maus” e eles sendo os bonzinhos.

Na guerra fria não existia guerra direta entre os países, porém existiam as guerras indiretas. Ou seja, os dois países apoivam algum país que esteja em guerra fornecendo mantimentos, soldados e armas. Como por exemplo a guerra da Coréia, a guerra do Vietnã e a guerra da Indo-China.

O simbolo da guerra fria foi um muro construido pelos soviéticos conhecido como Muro de Berlim. Ele dividia a cidade de Berlim em duas. Um lado socialista (oriental) e o outro capitalista (ocidental). Em nove de novembro de mil novecentos e oitenta e nove ocorreu finalmente a queda do muro de Berlim.

Nesse meio tempo a União Soviética sofria de muitas crises em seu governo. O presidente da época Michael Gorbachev criou algumas reformas politicas como Perestroika e Glasnot, porém isso só atrapalhou mais ainda o governo fazendo assim a queda da União Soviética em 1991.

Com o fim da guerra fria também acabou com o mundo bipolar, ou seja, após a guerra fria começou a surgia várias potências não só duas como antigamente.

A globalização começa ocorrer após a queda do socialismo, assim ocorre a intensificação do capitalismo. A globalização é um processo de integração econimica, cultural, social e politica. Esse fenomeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado estiver saturado. 

O Oriente Médio está localizado geograficamente na região onde se encontram a Europa, África e Ásia. O termo é usado no Ocidente para descrever a região que vai do Golfo Pérsico ao Sudeste Asiático. Em geral se refere às terras ao redor da costa sul e oeste do mar Mediterrâneo: Egito, Jordânia, Israel, Líbano e Síria, Irã, Iraque e os países da península Arábica. Às vezes inclui também Afeganistão e Turquia. No século XX, ações importantes da região do petróleo deu-lhe nova importância estratégica e econômica. A produção em massa do petróleo começou por volta de 1945, com a Arábia Saudita,Irã, Kuwait, Iraque e Emirados Árabes Unidos com grandes quantidades de petróleo. As reservas de petróleo estimadas, especialmente na Arábia Saudita e Irã, são alguns dos mais altos do mundo, e o cartel internacional do petróleo da Opep é dominado por países do Oriente Médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com