TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia

Por:   •  20/4/2015  •  Resenha  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 4

O presente estudo , do primeiro capitulo, da obra Geomorfologia: Conceitos e Tecnologias Atuais  ,Teresa G.Florenzano. Retrata a necessidade de se preocupar  as questões ambientais, porém através da leitura e do seguinte resumo desde  capitulo :

GEOMORFOLOGIA: CONCEITOS E TECNOLOGIA ATUAIS

É a ciência que estuda as formas de relevos, sua gênese, composição e os processos que nelas atuam. Vem assim contribuir para os avanços dos estudos e componentes terrestres e o meio ambiente.

 Desenvolvimento da Ciência Geomorfológica ocorreu em meados do sec.XVIII, ligando se a geologia com a geografia, as principais contribuições foram o desenvolvimento das bases da morfologia, esquema clássico de erosão torrencial; Mas no final do século surge uma geomorfologia  fundamentada em ciclos porem após a segunda guerra mundial, também surgiu a cartografia morfologia recurso fundamental para a analise do relevo  e a partir de 1940 começou a utilizar a computação para aprimorar os estudos para quanto abacia de drenagem  do relevo.

A superfície terrestre caracteriza-se por elevações e depressões de diferentes formas. São objetos de estudos ambientais voltados para o planejamento do uso da terra: Morfologia que engloba a morfografia que é a descrição qualitativa das formas de relevo e a morfometria que é a caracterização do relevo através de variáveis quantitativas. E assim os tipos de intensidade dos processos atuais de erosão estão fortemente relacionados com a morfografia e morfometria da superfície terrestre.

A morfologia caracteriza a superfície da terra pelo relevo terrestre, por conter depressões que são terrenos situados abaixo do nível do mar ou do nível altimetrico das regiões adjacentes; Planícies que são terrenos baixos e planos, os quais podem ser de origem aluvial ou fluvial, marinha lacustre glacial e eólica; Planaltos são terrenos     altos, chapada, colinas, arrote e morros, podem ser sedimentares, basálticos de superfície aplainados ou pouco retalhados; Montanhas são terrenos altos que se originam de dobramentos, como, Andes, Donicas como Borborema e dono de       Lages-SC; Vulcânicas como esta é de blocos falhados como a Mantiqueira. Os planaltos e montanhas são compartimentos de relevo  como chapadas são  forma de  relevos , caracteriza-se por superfícies planas de estrutura horizontal acima de 600m e faz parte das regiões do Centro –Oeste e nordeste .

Tabuleiros  caracteriza-se por áreas de relevos plano de baixa altitude e são típicos da costa do nordeste. Escarpas são características de bordas de planaltos, caracterizando por rampas ou degraus e as demais formas de relevo é serra, morros, marrotes, colinas terraços. Compreendemos assim os modelos clássicos de relevos Talvegue, Interflúvio, Vale Vertentes, Divisor de aguas, Ruptura de declive.

MORFOMETRIA:

Medidas, densidades, e frequência de suas formas variáveis e as mais utilizadas, são: Altitude Amplitude, Altimetrica  ,densidade de drenagem, frequência de rios .

Essas variáveis são obtidas através de medidas realizadas em campo, em carta topográfica ou com GPS; No calculo de variáveis os critérios se diferem e são estabelecidos pelos analistas e para este calculo de índices morfometricos  deve ser de preferencia ,maior que 1:100,000e as áreas amostrais podem ser grades regulares  ou das variáveis  declividade extensão de vertentes e mais adequado para os estudos  geomorfológicos .As unidades geomorfológicas à preferencia é o uso da declividade dominante.

Morfogênese: refere-se ao desenvolvimento das formas de relevo as quais são resultantes da atuação dos processos:

Processos Endógenos: manifesta por meio dos movimentos sísmicos, do vulcanismo no interior da terra.

Processos Exógenos: movimentos externos que atuam na superfície da terra destruindo as elevações, construindo formas e preenchendo depressões.

Ocorre também à fragmentação e decomposição das rochas, os agentes deste processo são agua, o gelo e o vento.

O intemperismo ocorre quando as rochas exposta à energia solar, água pluvial e fluvial, as ondas o gelo e ao vento são submetidas às novas condições de pressão, temperatura e umidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com