TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios básicos da geomorfologia

Projeto de pesquisa: Princípios básicos da geomorfologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 10

Fundamentos Básicos de Geomorfologia

(Relatório da Atividade de Campo)

BURITIS – MG

Setembro 2014

Universidade de Brasília - UnB

Departamento de Geografia - GEA

Licenciatura em Geografia EaD/UnB

Disciplina: Fundamentos Básicos de Geomorfologia

Professora supervisora: Msc. Ana Paula Martins Ribeiro Santos

Professoras tutoras: Msc. Luana Cristiane da Silva Jardim Pinheiro

Pólo: Buritis - MG

Fundamentos Básicos de Geomorfologia

(Relatório da Atividade de Campo)

BURITIS – MG

Novembro 2014

Resumo

Este relatório trata de uma viagem ao Vale do Iuiu, município de Palmas de Monte Alto, Bahia, período de 8 a 13 de abril de 2002, patrocinada pela EBDA, onde participamos ativamente de um Encontro sobre algodão herbáceo, cultivo de sequeiro, realizado na Fazenda Boa Sorte. Foram dois dias de duração envolvendo estações técnicas (stands técnicos) sobre preparo de solo e a cotonicultura. No dia 10/04/02, foram 6 estações técnicas com oito grupos com cerca de 300 participantes, divididos em grupos de média de 38 pessoas. No dia 11/04/02 foram cerca de 600 pessoas, com destaque para o Excelentíssimo Senhor Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Deputado Federal José Rocha, deputados estaduais e vários prefeitos dos municípios do Vale do Iuiu. Participamos da estação sobre algodão onde apresentamos a comparação entre dois sistemas (o melhorado, com descompactação do solo, adubação e manejo correto, com 130.000 plantas/ha, MIP e bom controle de plantas daninhas), com produção de 190@/ha de algodão em8 Relatório da Viagem ao Vale do Yuyu, Palmas de Monte Alto, Bahia caroço, contra um sistema preparado sem subsolagem e adubação, apresentando produtividade inferior a 70@/ha e custo de produção quase igual. Em ambos campos, ocorreu uma precipitação pluvial de 680 mm, em apenas 62 dias do ciclo da cultura, tomando-se como base a emergência das plântulas.

1 - INTRODUÇÃO

No dia 01 de novembro de 2014, á aproximadamente 8:00 da manhã, nós acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia saímos para uma aula de campo da disciplina de Fundamentos Básicos de Geomorfologia a para observar a dinâmica geomorfológica da região da Serra do Meio e as localidades paralelas à ela.

A área se localiza no município de Buritis - MG, com acesso pela MG 400 em direção ao município de Formoso de Goiás. Fizemos seis paradas no total, observando as estruturas geológicas e geomorfológicas do relevo desse lugar. O roteiro escolhido tem relevância por sua Geologia diversificada, composta pelo Grupo Bambuí.

2 - OBJETIVOS

As saídas de campo tem como objetivo a interação dos alunos com o meio ambiente em situações reais aguçando a busca pelo saber, além de estreitar as relações entre aluno/professor. Tornando possível agrupar e relacionar os diferentes conteúdos, e esta dependência existente entre uma parte e outra é que possibilita uma abordagem mais ampla, proporcionando observações diretas de fatos reais, a exploração de diversos sentidos e possibilita relacionar a teoria da sala de aula com a prática do seu cotidiano.

3 - LOCALIZAÇÃO E VIAS DE ACESSO

A região visitada localiza-se no município de Buritis - MG, noroeste de Minas Gerais. Ao todo foram visitados 6 (seis) pontos. O acesso foi via a rodovia MG 400 sentido Formoso, que fica paralela à Serra do Meio e ao Rio São Domingos.

4 - ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS

A economia local tem por base a Agricultura, a Pecuária de Corte, e de Leite, comércio local, além de pequenas indústrias, como a de artesanato e cachaça. Buritis é o quarto maior produtor de grãos do estado de Minas Gerais. O município é beneficiado pela fertilidade do solo, com uma grande produção de minérios como calcário, um dos grandes produtores agrícolas do estado de Minas, com produção de grãos, soja, feijão, arroz, milho, sorgo, leguminosas, seringueira (látex), banana, café, mandioca, laranja (citricultura), algodão, e outras variedades, a região possui diversificada produção agrícola. A pecuária do município, destaca-se pela produção de gado de corte e de leite e seus derivados, que podem ser vistos nas Exposições Agropecuárias que ocorrem no mês de Junho todos os anos, além de grande produção de suínos, eqüinos, caprinos, ovinos, galináceas, e outras variedades

5 - ASPECTOS FISIOGRÁFICOS

5.1 - Relevo

Buritis está localizada no noroeste de Minas Gerais, tendo como cidades vizinhas: Unaí (sul), Arinos (sul), Formoso (leste), Flores de Goiás (norte), Vila Boa (noroeste), Formosa (oeste) e Cabeceiras (sudoeste) , está bem próximo do Distrito Federal, a 240 km de Brasília. Por esta razão o município de Buritis é um dos municípios de Minas Gerais que integra a RIDE - Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

Seu acesso ocorre pela MG 400 que liga Buritis a Formoso e ao Estado de Goiás e MG 202 que liga Buritis a Unaí, ficando a 722 km de Belo Horizonte. A cidade está situada em uma planície ao lado do Rio Urucuia, em um vale cercado de serras por todos os lados, a altitude máxima é de 1.069 metros acima do nível do mar (Serra do Bonito -Próximo a Cabeceira do Córrego Palmeira) e a mínima a 523 metros (Confluência dos Rios São Domingos com Rio Urucuia). A Sede do Município está a 570 metros de altitude, Localizando-se a uma latitude 15º37'04"sul e a uma longitude 46º25'24" oeste.

5.2 - Hidrografia

As águas nascentes no município e região integram a Bacia do rio São Francisco, "o Rio da Integração Nacional", tem parte de suas nascentes no município de Buritis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com