TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geomorfologia hídrica - Rio Embu-Guaçu

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.059 Palavras (13 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

Introdução        

Aquisições        

Preparando o Material / Reforçando a Rede / Delimitando a Bacia        

Hierarquia de Drenagem        

Definindo-se o rio Principal        

Construindo e Interpretando o Perfil Longitudinal        

Delimitando-se as Sub-bacias        

Calculando-se Áreas e Perímetro        

Densidade de Drenagem        

Coeficiente de Manutenção        

Índice de Bifurcação        

Dados Fluviométricos, de Apropriação de Recursos e Cálculo do Potencial de Geração de Água da Bacia Hidrográfica        

Conclusão.        


Introdução

        A geomorfologia hídrica é uma importante disciplina para a compreensão dos aspectos sistêmicos de uma bacia hidrográfica, pois esse conhecimento permite uma análise composta de diversos fatores naturais e antrópicos, o primeiro consiste na interpretação de aspectos geomorfológicos, climatológicos, hídricos entre outros, já as informações antrópicas possibilitam explicar alterações nos cursos dos rios, nas ocupações de encostas que levam a deslizamentos e/ou interferem diretamente no leito do rio com sistema de esgoto não tratado entre outros fatores.

Como uma disciplina rica em possibilidades de análises, o presente trabalho é apenas um primeiro olhar para a Bacia Hidrográfica do Rio Embu-Guaçu, no entanto esse ao final do trabalho foi bastante revelador da realidade presente na localidade em estudo.

Esse primeiro olhar foi feito por meio de levantamentos de dados como: Extensão do Rio Principal, Área de Bacia Principal e da Bacia de 4 ordem, Densidade de Drenagem, Índice de Bifurcação, Coeficiente de Manutenção entre outros, que serão descritos no decorrer do trabalho.

 


Aquisições

A análise da Bacia do Rio Embu-Guaçu inicia-se com a aquisição dos materiais necessários para interpretação dos dados existentes na Folha SF-23-Y-C-VI-3 da cidade de Embu-Guaçu.

Os materiais adquiridos estão especificados abaixo:

        

  • Cópias coloridas em A3 da carta da bacia de Embu, adquiridas na foto copiadora da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP).
  • 04 folhas de papel vegetal sendo 2 em tamanho A3 e 02 em tamanho A2, utilizadas para os rascunhos da bacia hidrográfica e do cálculo da extensão do rio principal para elaboração do perfil topográfico.
  • Fita Crepe.
  • Cola tipo Bastão.
  • Borracha Branca.
  • Lapiseira 0,7mm.
  • Minas 0,07 mm nas cores: vermelho, laranja, amarelo, azul, verde e preto.
  • Caneta esferográfica azul para reforço da rede de drenagem.
  • Três folhas de papel A-3 milimetrado, para confecção do perfil longitudinal, para efetuar o calculo da área da bacia e sub-bacias.
  • Caneta esferográfica azul para reforço da bacia hidrográfica.
  • 02 folhas de papel cartão na cor preta, para elaboração da pasta para entrega do trabalho final.
  • Linha verde para cálculo da extensão do rio principal da bacia, do perímetro da bacia e do cálculo da densidade de drenagem.
  • Tira de papel sulfite para o cálculo e construção do perfil longitudinal.

Preparando o Material / Reforçando a Rede / Delimitando a Bacia

A segunda fase da interpretação da Bacia do Embu-Guaçu, foi a articulação e manuseio das cópias coloridas carta topográfica e montagem da mesma, para que essa facilita-se o entendimento da bacia, e por conseguinte tornar possível a elaboração das etapas seguintes.

Após a montagem da folha de Embu-Guaçu foi realizado o reforço dos cursos de água da bacia hidrográfica com a utilização de uma caneta esferográfica azul. Posteriormente delimitou-se no papel vegetal de rascunho a bacia hidrográfica do Rio Embu-Guaçu com a mina preta.

Essa primeira parte é extremamente importante, pois é a partir da mesma que todos os cálculos iram ocorrer, por isso foi necessária extrema atenção.


Hierarquia de Drenagem

A hierarquia de drenagem possibilita um melhor entendimento da bacia em estudo, pois a mesma nos da indícios para descobrirmos o rio principal.

Para sua elaboração foi necessário transpor toda a rede fluvial da bacia para a folha de papel vegetal de rascunho.

Para transpor a bacia foi utilizado o método de Arthur N. Strahler, onde o encontro de dois rios de mesma ordem, “formam”, dão origem a um rio de ordem superior, a essa análise foi acrescido método de que quando os rios de diferentes hierarquias se encontram, mantém-se a hierarquia maior.

“os menores canais, sem tributários, são considerados como de primeira ordem, estendendo-se desde a nascente até a confluência; os canais de segunda ordem surgem da confluência de dois canais de primeira ordem, e só recebem afluentes de primeira ordem; os canais de terceira ordem surgem da confluência de dois canais de segunda ordem, podendo receber afluentes de segunda e de primeira ordens; os canais de quarta ordem surgem da confluência de dois canais de terceira ordem, podendo receber tributários das ordens inferiores. E assim sucessivamente.” (CHRISTOFOLETTI, 1976, p.106 e 107).

Chritofoletti no mesmo livro afirma que a bacia é delimitada para tornar mais objetivo os estudos morfométricos, presentes nas etapas posteriores.

Segue-se a análise da bacia por meio da passagem da rede de canais, confluências, nascentes e segmentos dos rios, devidamente hierarquizados, por meio de numeração para o rascunho em papel vegetal;

•        Hierarquias definidas na bacia em questão foram de 1ª (primeira), 2ª (segunda), 3ª (terceira), 4ª (quarta) e 5ª (quinta).

A hierarquização da rede de drenagem da bacia do rio Embu-Guaçu, possibilita perceber que ela possui uma configuração caracterizada como dendrítica, de acordo com a proposta desenvolvida por Christofoletti (1976). Segundo o autor as bacias dendriticas revelam um rio desenvolvido sobre estrutura litológica de resistência uniforme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com