TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geopolitica Itália

Projeto de pesquisa: Geopolitica Itália. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO EDUCACIONAL CLARENTIANO

Itália

Geografia regional

observar os seguintes mapas: 1) político, 2) aspectos físicos, 3) precipitação e temperatura, 4) densidade populacional e fazer uma interação entre eles.

A Itália

A Itália é um país europeu, localizado no sul do continente, ocupando a quase totalidade da Península Itálica, mais as ilhas da Sardenha e Sicília. A capital da Itália é Roma, que é também a maior cidade do país. A Itália possui 20 regiões . Região é equivalente ao que denominamos estado no Brasil. Na Itália, cada região possui as suas províncias, órgãos governamentais locais nos quais são formadas por um número de cidades chamadas de comune.

Mapa político da Itália

Itália e seus aspectos políticos

A Itália foi o berço de várias culturas e povos europeus, como os Etruscos e os Romanos. A capital da Itália, Roma, foi durante séculos o centro da civilização ocidental. A Itália Moderna é uma repúplica democrática e um país desenvolvido, com a oitava melhor classificação no índice de qualidade de vida . O país goza de um alto padrão de vida, sendo o 18º país mais desenvolvido do mundo. É um membro fundador do que hoje é a União Européia , tendo assinado o Tratado de Roma, em 1957, além de ser também um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

- Aspectos Politicos :

A Itália é uma democracia parlamentar,o presidente tem mandato de 7 anos.

Densidade populacional Itália

A densidade populacional na Itália é de 197 habitantes por km², mas é muito maior nas regiões noroeste e centro (respectivamente 272 e 200 habitantes por km²), enquanto no sul do país resulta muito abaixo da média nacional (167 habitantes por km²). É o que revela o Relatório Istat sobre "As superfícies de municípios, províncias e Regiões italianas'. Os dados se referem ao censo de 9 de outubro de 2011.

Entre as regiões, os maiores valores de densidade populacional se registram na Campania (422 habitantes por km²), Lombardia (407) e Lazio (319); e os menores em Valle d'Aosta (39), Basilicata (57) e Molise (70).

Mapa densidade demográfica Mapa político

A Itália é um bom exemplo de migração interna.Há certo tempo a trás, havia um grande desequilibrio regional entre o Norte e o Sul da Itália. A porção agrícola e pouco industrializada, apresentava grande atraso econômico em relação ao Norte, industrializado e com economia dinâmica. Muitas pessoas do Sul migraram para o Norte, em busca de emprego e melhores condições de vida.No momento existem varias políticas de desenvolvimento implantadas no Sul, que tem passado por grandes transformações econômicas, o que diminuiu a migração para o Norte.

O relevo

Mapa de apenino na Italia

Os Apeninos são uma cadeia montanhosa que se estende ao longo da Península Itálica com altitudes elevadas atingindo o seu ponto máximo no Gran Sasso d'Italia (2.914 metros).E formam o esqueleto da Itália

.

Mapa do relevo da Itália

A Itália possui um relevo variado. Tem altas cordilheiras ao norte, com o ponto culminante, o Monte Branco com 4810m. Possui montanhas altas ao longo da península, com os Apeninos . Também possui planícies, como a do Pó. Dois vulcões ativos existem no país: Etna e Vesúvio.

Planície do Rio Pó

É o maior rio italiano, passando por muitas cidades importantes, incluindo Turim, e ainda nas proximidades de Milão – nesta última cidade o rio penetra em uma rede de canais chamados navigli. Perto do fim do seu curso, o rio dá lugar a um grande delta, com centenas de pequenos canais e cinco cursos fluviais principais, chamados Po di Maestra, Po della Pila, Po e Gália Transpadana (a Norte do Pó); em italiano, o vale é chamado de Pianura Padana.

Vulcões

Etna

vulcão Etna também é o ponto mais alto da ilha Sicília (aproximadamente 3340m).

Vesúvio

Atual vista do monte Vesúvio e da cidade de Nápoles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com