TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Exames: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O presente artigo trata do agravamento dos impactos sócio-ambientais decorrentes de construções civis em áreas de interesse ambiental na cidade. Ao longo dos anos, os recursos naturais têm sido extensivamente explorados pelo homem, porém a questão ambiental tem se tornado, nas últimas décadas, objeto de estudo e preocupação em razão dos problemas ambientais, no que diz respeito à qualidade ambiental das grandes cidades.

Os empreendimentos da construção civil provocam, em geral, impactos ambientais, tais como: a poluição do ar, do solo, água, além da degradação da paisagem e desmatamento, levando ao desequilíbrio ambiental.

Vivemos em um território largamente urbanizado com uma ocupação humana densa e muitas vezes inadequada, em tempos de variações climáticas complexas. Os desastres ambientais, cujos impactos têm afetado diretamente a vida de diversas comunidades (em especial, as mais carentes), se tornam assim, cada vez mais, uma séria preocupação nos âmbitos nacional e internacional.

Em Querência devido ao grande desenvolvimento a cidade tem crescido bastante no ramo da construção civil.

Construção civil está associada a grandes consumos de matérias-primas e energia, além de ser uma das maiores geradoras de resíduos, sendo responsável por uma parcela significativa dos impactos ambientais a nível global. A falta de conscientização ou a inexistência de políticas públicas que disciplinam e ordena os fluxos da destinação dos resíduos da construção civil na cidade, associada a falta de comprometimento dos geradores no manejo e principalmente na destinação dos resíduos.

Os resíduos gerados das obras independentes sua classe, são colocados nos canteiros públicos onde são recolhidos por uma empresa terceirizada que joga os restos no lixão a céu aberto no qual se mistura com todos os tipos de lixos, recicláveis, orgânicos, comerciais, açougue e até mesmo com lixos hospitalares. Muitas gentes pensam que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em sua volta, ou até mais, já que as águas e o ar movimentam-se. Nos lixões pode haver outros problemas associados, como por exemplo, a presença de animais, catadores carentes que passa alimentar-se dos restos encontrados no lixo e a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos, sem ter noção do mal que fazem para sua saúde, além de riscos de incêndios causados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos. Doenças que são transmitidas pela contaminação das águas, pelo ar devido às queimas constante. Devido ao estudo levantado até mesmo animais são afetados, macacos à procura de comida acabam comendo resto de alimentos contaminados no qual ocasiona sua morte. Muitos geradores depositam seus resíduos na beira dos rios trazendo grandes danos em seus afluentes contaminando as suas águas, são restos que contêm um elevado grau de periculosidade Os resíduos gerados provocam os seguintes impactos ambientais: Degradação das APPs, proliferação de agentes transmissores de doenças, assoreamento de rios e córregos.Ocupação de vias públicas por resíduos, com prejuízo à circulação de pessoas e veículos, além da própria degradação da paisagem urbana; existência e acúmulo de resíduos que podem gerar risco por sua periculosidade.

Alguns produtos são altamente tóxicos que traz enormes danos, como resto de tintas e solventes etc. muitos deles são depositados em terreno baldios, onde acumulam águas podendo gera mosquitos que transmitem doenças para a população.

Diante da situação caótica de disposição dos resíduos na cidade, o poder público municipal realiza freqüentemente a coleta e arcando com os custos do transporte e da disposição final. Tal prática não soluciona definitivamente o problema de limpeza do município por não conseguir a remoção da totalidade dos resíduos. Ao contrário, incentiva a continuidade da disposição irregular nos locais atendidos pela limpeza pública da administração municipal.

Alguns estados e municípios têm sua política de organização da prática da construção civil, no município de Querência devida ser muito pequeno não tem nenhuma legislação que cuida esta prática tão destrutiva.

As indústrias que fornecem materiais a construção civil tais como: madeira, aço, alumínio, cimento, cal, blocos cerâmicos, telhas e pisos, são responsáveis por uma grande parcela dos impactos ambientais ocorridos no ambiente, sem levar em consideração que a industrialização de muitos destes materiais geram poluição no meio ambiente.

O tema resíduos trata do atendimento as exigências da resolução nº307/2002 do CONAMA (2002), que trata da gestão destes na construção civil.

Esta resolução estabelece uma classificação para os resíduos em quatro diferentes classes:

• Classe A – resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados (tijolo, concreto, etc.);

• Classe B – resíduos reutilizáveis/recicláveis para outras indústrias (plástico, papel, etc.);

• Classe C – resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias viáveis que permitam sua reciclagem (gesso e outros);

• Classe D – resíduos perigosos (tintas, solventes, etc.), ou contaminados (de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros).

O documento resultante do RIO 92, a “Agenda 21”, resultou de um despertar sobre uma consciência ambiental, sobre a importância da conservação da natureza para o bem estar e sobrevivência das espécies, inclusive a humana. O documento propunha que a sociedade assumisse uma atitude ética entre a conservação ambiental e o desenvolvimento. Denunciava a forma perdulária com que até então eram tratados os recursos naturais e propunha uma sociedade justa e economicamente responsável, produtora e produto do desenvolvimento sustentável.

Na indústria da construção civil, até então, não havia nenhuma preocupação quanto ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com