TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Ambiental

Artigos Científicos: Gestao Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

A EMPRESA

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

CÓDIGO DE ÉTICA GERDAU

O Código de Ética Gerdau reúne os princípios éticos de que é utilizado na condução dos negócios e em relação aos diversos públicos: fornecedores, clientes, concorrentes, acionistas, governo, comunidade e meio ambiente. Ele está organizado de acordo com valores, demonstrando as condutas necessárias para que a empresa atue de acordo com os mesmos. O Código de Ética Gerdau é aplicável aos colaboradores de todos os níveis em todas as nossas operações. Mas o Código não precisa ficar limitado à Gerdau. O desejo da empresa é que os stakeholders possam conhecê-lo e implementá-lo nas suas relações.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Uma das grandes preocupações da Gerdau é seu desempenho na área ambiental. Essa preocupação está refletida em suas práticas diárias, nos investimentos para atualização contínua dos equipamentos e nos programas de estímulo à conscientização ambiental .Seguindo esse princípio, todas as usinas da empresa adotam o Sistema de Gestão Ambiental (SGA, elaborado de acordo com a norma ISO 14001 e que estabelece a análise de milhares de atividades industriais).

O objetivo é garantir todo o acompanhamento do processo, desde a utilização de matérias-primas, passando pela parte industrial e de distribuição de produtos, até a correta destinação dos co-produtos gerados no processo.

EMISSÕES E EFLUENTES

A Gerdau trata de forma planejada as potenciais fontes de impacto no meio ambiente e investe continuamente em tecnologias de proteção da natureza. Com modernos sistemas de despoeiramento do ar e reaproveitamento de cerca de 97% das águas que utiliza, reafirma seu compromisso em buscar soluções sustentáveis para as suas atividades

Além disso, o SGA envolve diretamente os colaboradores, aumentando seu comprometimento com os resultados obtidos na área.

AR

A Gerdau investe, anualmente, milhões de dólares em pesquisas e tecnologia para minimizar a emissão de partículas e CO2 na atmosfera.

As usinas da Gerdau dispõem de modernos sistemas de despoeiramento, que captam com alta eficiência as partículas geradas durante o processo de produção do aço. Esse material filtrado é um co-produto aplicável em outros setores da economia. Dessa maneira, a Empresa reafirma seu compromisso em buscar soluções sustentáveis para as suas atividades.

A Gerdau procura continuamente implantar melhorias para diminuir a geração de CO2. Entre elas estão: a substituição de óleo por gás natural nos fornos de reaquecimento, desenvolvimento de projetos focados em eficiência energética, contínua atualização tecnológica e o uso de sucata como principal matéria-prima.

ÁGUA

As atividades da Gerdau são marcadas pela responsabilidade e pela sustentabilidade. A forma pela qual a Empresa otimiza o uso da água, recurso natural fundamental e cada vez mais escasso, ilustra bem esse posicionamento.

Durante a produção do aço, a água é utilizada em larga escala para a refrigeração dos equipamentos e produtos. O processo é realizado em circuito fechado, o que permite o tratamento e a reutilização, reduzindo de forma expressiva a sua necessidade de consumo.Por meio de novas tecnologias e ações de conscientização, a captação de água pelas usinas da Gerdau vem diminuindo ano a ano. Hoje a Gerdau reaproveita cerca de 97% das águas que utiliza.

ÁREAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com