TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização, dependencia e neolibrlaismo

Por:   •  1/4/2019  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Armadilha cambio juros: uma taxa de cambio muito apreciada e uma taxa de juros muito alta, ao que leva a um processo de desindustrialização precoce que limita as possibilidades de crescimento da economia.

A indústria de transformação é o “motor do crescimento” de longo prazo. (tirando a indústria extrativa e de utilidades publicas) transforma insumos em produtos. Essa desempenha em países de renda medi um papel fundamental fometando o crescimento.  

Quando o cambio subiu a nossa moeda desvalorizou

Cambio de equilíbrio industrial: A taxa de cambio que faria com que as empresas brasileiras fossem competitivas no mercado internacional e no mercado domestico

Supervalorização da taxa de cambio (abaixo do equilíbrio industrial) resulta de dois fatores: Doença Holandesa e entrada de capitais especulativos gera desindustriliazação precoce

Doença Holandesa. Holanda passou a exportar petróleo, apreciou a sua moeda, exportalçoes de manufaturados caiu, levando a um processos de  desindustrialização. O impacto sobre a indústria de transformação devido a descoberta de recursos naturais.

Entrada de capitais especulativos: leva a valorização do cambio

 Desindustrialização: Redução da participação do emprego industrial no emprego total, mão de obra transferida da indústria para o setor de serviço  e de redução do valor da produção industrial no PIB.

Nos países desenvolvidos essa desindustrialização não foi um problema, porque essa mão de obra foi realocada no setor de serviço de alta produtividade.

A sobrevalorização da taxa de cambio gera desindustrialização precoce e substituição de poupança doméstica por poupança externa.

Quando é precoce é que essa mão de obra quando sai da indústria é alocada em setores de serviços tradicionais, produtividade mais baixa, produtividade média da economia cai.

Identidade básica das contas nacionais: o valor do investimento (gastos com instrumento de produção) Investimento = poupança. Poupança pode ter uma origem doméstica pelas famílias, governo, empresas ou poupança externa que você capta quando tem déficit na conta de transação corrente do balanço de pagamento que significa que você está pegando mais bens do exterior do que remetendo, captando recursos para financiar seu investimento domesticamente.

Substiuição de poupança é quando, a poupança externa sobe e a doméstica cai, isso é ruim porque o país adquire dividas em uma moeda que ele não emite, aumentando a fragilidade externa da economia

É necessário fazer uma desvalorização da taxa de cambio real vai conseguir reverter o processo de deindustrialização da economia, vai ter o movimento de mudança estrutural do setor de serviço tradicional para a indústria, portanto a produtividade média da economia vai subir

Cambio precisa desvalorizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (23.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com