TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grécia - uma visão da história

Tese: Grécia - uma visão da história. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  Tese  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Grécia - Uma visão da história

O território grego

A Grécia está localizada na Península Balcânica e seu terreno é profundamente acidentado. Montanhas circundam os vales e a área boa para a agricultura é mínima ( reduzida ), principalmente nas planícies.

O país é separado da Ásia menor pelo mar Egeu , que banha a Costa Leste da Grécia . Nele há uma infinidade de ilhas gregas, que antigamente favoreceram a comunicação maritíma da população, já na Península, a comunicação por terra era mais difícil, devido ao grande numero de montanhas no território.

O povoamento

A ocupação da Grécia foi lenta, durou quase mil anos. Vários povos de origem Indo - européia aí foram se estabelecendo;

aqueus, eólios, jônios, e dórios.

Esses povos criaram comunidades autônomas, que deram origem às cidades com independência política, chamadas pelos gregos de pólis.

As pólis gregas

Uma das pricipais características da estrutura política da antiga Grécia eram as pólis, uma comunidade de ordem religiosa, jurídica e moral da qual todos os seus membros eram responsáveis pela sua existência.

O termo pólis designava apenas a acrópole, no alto da colina. Ali ficavam o palácio do rei, o santuário e servia de ponto de encontro da população . Posteriormente, a parte baixa da cidade se desenvolveu, sua população aumentou e foi incorporada à pólis, que passou a designar toda a região sob a autoridade de um chefe. Ao mesmo tempo, o poder real enfraqueceu ea monarquia foi substituída por uma aristocracia, que quer dizer governo dos melhores (os mais ricos, ou seja, a menor parcela da população).

Por isso, a pólis, mesmo nos tempos da democracia grego, era ainda encarada como uma comunidade da qual nem todos podiam fazer parte dela. Apenas os indivíduos que detinham direitos civis e políticos, ou seja, aqueles que fossem considerados cidadãos, integravam as pólis. Esses podiam escolher seus governantes e votar nas assembleias.

Entre essa minoria encontrava- se os representantes da nobreza, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários . Escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos e por isso eram proibidos de fazer parte da pólis.

Atenas - A cidade - estado mais importante da Grécia

Nela se desenvolveu, no final do século VI a.C., a democracia . Cidade - estado significa regiões controladas exclusivamente por uma cidade.

A evolução de Atenas

Com o estabelecimento dos jônios na planície da Ática, se consolidou uma comunidade baseada numa grande família; o genos.

A propriedade da terra era coletiva, e o trabalho dividido por um sistema de rodízio , na agricultura, cerâmica ou metalurgia. O basileus era o chefe da comunidade que detinha poderes de monarca, ele era responsável por organizar o rodízio do trabalho, festividades religiosas e armazenamento de armas para o caso de guerra.

Com o aumento populacional estabeleceu - se uma crise nessa comunidade. As técnicas de produção não se inovavam, o terreno era pobre, e o que se produzia não supria as necessidades. Com Isso gerou lutas na comunidades pelo acesso da fonte principal de riqueza: a terra. Nessa lutas entre membros da mesma família,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com