TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROGRAFIA NORTE AMERICANA

Casos: HIDROGRAFIA NORTE AMERICANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 3

Hidrografia

A hidrografia da América do Norte é bastante diversificada. No território canadense, os lagos predominam, existem pelo menos 150 mil lagos, grande parte de origem glacial.

A maior concentração de lagos da América do Norte está localizada entre as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá. Os maiores e mais importantes lagos são: Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário, o primeiro possui 84 mil km2.

Quanto aos rios, no Canadá o que se destaca é o Rio São Lourenço, isso porque serve como hidrovia entre os Grandes Lagos e o Oceano Atlântico. Nos Estados Unidos, o mais importante quanto à capacidade de navegação é o Rio Mississipi, outros importantes são Colorado e Columbia, ambos utilizados na irrigação e na geração de energia elétrica.

Na América do Norte, a maior e principal bacia fluvial é a do rio Mississipi. Ele nasce no norte dos Estados Unidos, ao oeste do Lago Superior, e percorre a Planície central até o delta da sua foz, no Golfo do México. Os rios São Lourenço e Grande destacam-se na formação hidrográfica dos Estados Unidos. O rio São Lourenço nasce no Lago Ontário, é o mais navegado do continente americano e possui um sistema de eclusa. O rio Grande (Bravo Del Norte) é a maior parte da fronteira natural entre os Estados Unidos e o México. Ele deságua no Golfo do México. Na América Central, os rios e as bacias fluviais são de pequenas extensões, sem destaques no conjunto dos rios americanos. Na vertente do Atlântico, na América do Sul, as maiores bacias fluviais são do Amazonas, a Platina, a do Orinoco. A Bacia do Amazonas banha as terras do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Guiana, num total de aproximadamente 6,5 milhõesde quilômetros quadrados dos quais quase 4 milhões de quilômetros quadrados encontram-se no território brasileiro.O rio principal dessa bacia nasce no pico Huagro, nos Andes peruanos.Depois de ingressar em terras do Brasil, recebe o nome de Solimões e, após receber as águas do Rio Negro, seu principal afluente, passa a se chamar Rio Amazonas.A Bacia Platina é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, cada qual com seus afluentes.

Como é utilizada a água?

A bacia hidrográfica do Colorado é uma das mais aproveitadas do mundo. A Barragem de Hoover, perto de Las Vegas, controla o regime do rio, que conta com numerosos canais de irrigação e diques e é usada para navegação e lazer. Em 1922 criou- se um órgão, no qual o México se uniu em 1944, encarregado de distribuir suas águas pelo território por ele banhado.Em 1945 concluíram-se as obras que permitiram o deslocamento das águas do rio para verte- las no norte do Colorado, onde as terras irrigadas se ampliaram, abrindo 284 mil hectares.

Grandes Lagos é o nome dado à porção de água doce localizada a nordeste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá. Estes formam, em conjunto, a maior área do gênero no mundo, com mais de 246 mil km² de área (de área equivalente à do estadode São Paulo). Formado há cerca de 12 mil anos atrás, durante a última era glacial, os lagos são interconectados por estreitos, pequenos rios e canais.

Formando um cojunto de cinco grandes porções de água, constituem o centro de uma bacia denominada "dos Grandes Lagos",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com