TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História do Iraque

Tese: História do Iraque. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Tese  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

IRAQUE

História do Iraque

A planície entre os rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atual Iraque) foi o berço de uma das primeiras civilizações que desenvolveu a agricultura e a criação de gado, 2.500 anos a.C. Ao sul foi morada da civilização suméria e, ao norte da civilização acádia. A Mesopotâmia foi invadida pelos árabes entre 634 e 641, época em que impuseram a sua língua e religião, o islã.

Em 1.258, os mongóis invadiram o Iraque, devastaram o território e o integraram ao império governado pela Horda de Oro. Durante os séculos XVI e XVII os turcos otomanos e os persas disputaram a região, isto resultou numa série de invasões que levaram o país à ruína e destruíram a maior parte do seu sistema de irrigação. Desde 1.658 até 1.918, o Iraque fez parte do império otomano, em seguida o país se tornou um protetorado da Grã Bretanha.

A presença britânica ocorreu até 1.932, quando o estado iraquiano entrou na Sociedade das Nações, neste mesmo ano houve um golpe de estado liderado por um setor do exército iraquiano que simpatizavam com as potências do eixo (Alemanha, Itália e Japão). A Grã Bretanha voltou a ocupar o Iraque e utilizou seu território como base de operações durante a segunda guerra mundial.

A república iraquiana foi instaurada no dia 14 de julho de 1.958, através de um golpe militar liderado pelo general Kassem, depois dos assassinatos do rei, do príncipe herdeiro e do primeiro ministro.

Em 1.979, Saddam Hussein chega ao poder e o Iraque entra em guerra com o Irã em 1.980 e o conflito dura até 1.988. A guerra foi desencadeada pela disputa política e territorial entre os dois países. Depois de estabelecido um equilíbrio de forças, após 8 desgastantes anos de luta e milhares de mortos, Irã e Iraque resolvem optar por cessar fogo e discutir suas diferenças.

Depois da guerra com o Irã, o Iraque invadiu o Kuwait em 1.990, fato que foi repudiado pelo Conselho de Segurança da ONU. Assim, em janeiro de 1.991, países aliados, liderados pelos EUA, iniciam a operação Tempestade no Deserto, que terminou com a libertação do Kuwait depois de 40 dias de ofensiva militar terrestre e aérea.

Em 2.003, uma coalizão, liderada pelos EUA, invadiu o Iraque acusando Saddam de estar construindo armas de destruição em massa. A guerra foi curta e o governo iraquiano desmoronou. Pouco tempo depois, o líder iraquiano foi encontrado e preso pelas tropas americanas. Saddam foi sentenciado a morte e enforcado posteriormente.

O fato é que jamais foram encontradas as tais armas de destruição em massa e a verdade apareceu: os EUA queriam mesmo era controlar as enormes reservas de petróleo que existem em solo iraquiano.

Acontecimentos Atuais do Iraque

Atualmente o Iraque está tomado pelas forças americanas, logo após a morte do grande líder do Iraque Sadan Rusen, o país foi inundado por soldados que estão a comandar o país. Para se ter idéia segundo estivas o Iraque possui uma população formada hoje por aproximadamente 20 milhões de pessoas, dessas todas 160 mil são soldados americanos que estão no país.

O grande e principal motivo pelo qual os americanos estarem envolvidos no Oriente Médio, no Iraque tem nome, o petróleo, no Iraque a principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com