TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Igualdade

Tese: Igualdade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 7

Os fundamentos da teoria sociológica foram formulados por um grupo sendo dois deles: Émile Durkheim e Marx Weber. Eles desenvolveram uma nova abordagem semelhante para o estudo dos fenômenos sociais. Um dos focos de Durkheim era mostrar como as sociedades poderiam manter sua integridade e coerência na era moderna, partir disto ele descobriu que a sociedade tem diferentes partes, divididas pelas funções que exercem e mantendo o meio balanceado. Ou seja, a sociedade é mais do que a soma das partes. Ele acreditava que homem era um animal selvagem que só se tornou humano porque é capaz de aprender hábitos, e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Émile dizia que nem tudo que uma pessoa faz é um fato social (é tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar) para ser um fato social tinha que ter: generosidade, exterioridade e coercitividade, pois os indivíduos sentem, pensam ou fazem determinadas coisas independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Então Émile Durkheim concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade porque se tudo na sociedade está interligado, qualquer problema queafeta toda a sociedade, toda ela sentirá o efeito.

Já Max Weber ele dizia que a sociedade é um conjunto de indivíduos que praticam ações partindo dos outros, ou seja, á Ação Social. Essa ação é destinada a cada indivíduo, sendo que suas atitudes são transformadas pela sociedade que cada um vive.Ás vezes a ação social pode ser perfeita ou imperfeita, podendo ser evitada ou aceita, pelo indivíduo. Como diz Max existe vários tipos de ação social, sendo que ele nos define quatro tipos delas: A ação social Tradicional que é determinada por algum costume ou hábito, a Ação social Afetiva que é determinada pela emoção, a Ação social Racional com valores que é determinada por uma crença e a ação social Racional com fins que é aquela ação que se destina a razão usando os métodos eficazes. Cada ação social que Max Weber fala depende dos indivíduos e principalmente da sociedade e que vive, pois os indivíduos possuem um fator essencial e primordial nas sociedades.Weber acreditava que o homem sempre vivia em sociedades humanas que aos poucos iam buscando as melhores condições sociais para si mesmos e assim passando por grandes modificações com o tempo, surgindo ás classes sociais.

O pensamento de Karl Marx parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens organizam a produção social de bens, que engloba dois fatores básicos: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção. As relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Essas relações se referem às diversas maneiras pelas quais são apropriados e distribuídos os elementos envolvidos no processo de trabalho. Para Marx, a produção é a base de toda estrutura social e ele considerava que as condições materiais determinam as relações dos indivíduos na vida em sociedade. Para Karl não existia relação entre individuo-sociedade separadamente das condições materiais em que essas relações se apóiam. Ele acreditava que a sociedade deveria partir das relações sociais que os homens estabeleciam entre si para utilizar os meios de produção e transformar a natureza. Os fatores fundamentais paraexplicar o processo de socialização são: classes sociais, alienação, mais valia e modo de produção. O pensamento de Marx dizia que numa sociedade onde predomina o capitalismo as relações de produção não provocam as desigualdades sociais, sendo que essas desigualdades são a base da formação das classes sociais. Para ele as sociedades que existitam até hoje tem sido a história das lutas de classes.

A divisão da sociedade em classes sociais pode ser explicada, segundoKarl Marx, através da “forma como os indivíduos se inserem no conjunto de relações, tanto no plano econômico como no sociopolítico”.

Bibliografias

http://prosouza.blogspot.com.br/2010/07/karl-marx-individuo-x-sociedade.html

http://pt.scribd.com/doc/15480684/Pensamentos-sociologicos-Karl-Marx-Emile-Durkheim-e-Max-Weber

http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202008/9%20PENSANDO%20EM%20SOCIEDADE%20-%20S%C3%A9rgio.pdf

http://www.atenas.edu.br/faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFICA%202008/7%20O%20PENSAMENTO%20SOCIOL%C3%93GICO%20DE%20MAX%20WEBER.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Weber

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89mile_Durkheim

http://jornalista.tripod.com/teoriapolitica/2.htm

Questão 2:

A aparição das cidades foi decorrente da agricultura e da demarcação do Homem a um determinado lugar. Antes do Homem se dedicar à agricultura, não existia cidades,o que havia eram aldeias, mas sem costume de fixação constante, ou seja, como o Homem era fundamentalmente caçador,existia uma grande familiaridade com os ciclos da Natureza: partiam para o lugar onde a natureza lhe proporcionava alimento. Com a agricultura, o Homem logo podia guardar alimentos, pelo que começaram a aparecer agrupamentos populacionais com um costume estável.

A revolução industrial apresentou uma função respeitável na urbanização e no desenvolvimento das cidades.

A cidade tende a crescer e a aumentar progressivamente, conquistando terreno à custa da formação de zonas periféricas. É a descentralização centralizada. No entanto, as formas urbanas afiguram uma mutação constante, apresentando hoje características próprias que vêm exigindo novos conceitos e novos processos de intervenção sobre a cidade. Estas mutações da cidade atual têm profundas conseqüências nas formas de espacialização e sucede-se a um ritmo e lógica de transformação que torna difícil a sua percepção, dada a nova diferenciação e segregação das formas de ocupação do espaço.

Questão 3

O Brasil é um país onde as desigualdades sociais são mais evidentes, onde podemos encontrar a pobreza e a riqueza vivendo lado a lado. O fator principal para a existência de desigualdade social e pobreza tem origem na má distribuição de riqueza e dos frutos do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com