TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ilhas econômicas do arquipélago brasileiro

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Cristiane de Souza Lopes[pic 1]

15112140148

Barra do Piraí

Licenciatura em Geografia

AD 1 de Geografia da População do Brasil

1) Na Aula 1, trabalhamos a temática da formação do povo brasileiro, destacando a presença e a influência do Estado nesse processo histórico e geográfico. Acerca da referida temática, faça um breve comentário crítico à posição de Getúlio Vargas acerca da "educação como matéria de salvação nacional". 3,0 pontos.

Resposta: Getúlio Vargas quis usar a Educação como uma forma de controle, manutenção e expansão de seu próprio poder, pois era através do ensino da língua que o povo entenderia as leis e as normas administrativas já que teria que ser bancada pelo Estado se ensinaria o que ele quisesse ou permitisse, tendo assim um controle nacional e a manutenção de seu poder já que se vivia em uma ditadura onde não poderia se questionar decisões vindas de cima. Por isso não se conseguia naquela época uma educação de qualidade onde você poderia direcionar o aprendiz a pensar e questionar os ensinamentos o tornado um cidadão crítico e consciente.

2) Considerando o processo de formação e povoamento do território no “meio natural”, descreva com base na Aula 2 (4,0 pontos):

a)dois dos quatro núcleos ou “ilhas” do “arquipélago” brasileiro.

b)um aspecto da importância do índio para o conhecimento do vasto interior conquistado pelo colonizador luso.

Resposta: a)O Nordeste Açucareiro tinham condições muito favoráveis para o desenvolvimento da agricultura canavieira eram necessárias chuvas e clima quente; e o Brasil contava com tudo isso. O solo de massapé, presente no litoral do Nordeste do Brasil também foi fundamental para o cultivo. Essa região se manteve próspera e com alta produção de açúcar sob o comando do governo holandês que foi de extrema importância para história do país. Os holandeses também tiveram participação fundamental na economia açucareira do Brasil. Foram eles que controlaram a distribuição e o comércio, transportando e refinando a matéria prima para o consumo na Europa. No fim das contas, foram os holandeses que obtiveram mais lucros com o negócio: enquanto os lusos produziam e lucravam pouco, eles comercializavam obtendo uma margem de lucro mais significativa. Com a expulsão dos holandeses o Nordeste começa a entrar em declínio pois os mesmos começam a produzir açúcar nas Antilhas de melhor qualidade e mais barato.

Maranhão outra ilha do arquipélago brasileiro pode ter sua colonização explicada pelo nome o que pode ser verdade ou mentira. A teoria mais aceita é que Maranhão era o nome dado ao Rio Amazonas pelos nativos da região antes dos navegantes europeus chegarem. Sua privilegiada posição geográfica entre as regiões Norte e Nordeste do país seu litoral estrategicamente localizado bem mais próximo de grandes centros importadores de produtos brasileiros, fez com que Portugal garantisse a sua soberania sobre a foz do Rio Amazonas afastando a cobiça dos holandeses e franceses.

Resposta: b) O conhecimento do lugar, das matas, e de caminhos tortuosos entre as matas, caatingas, cerrados (pearibus) e riquezas que os índios dominavam eram tão importantes e ameaçadores que o Marquês de Pombal em 1759 decreta a expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal. A alegação principal é a de que a companhia se tornara quase tão poderosa quanto o Estado, ocupando funções e atribuições mais políticas que religiosas. Setores da própria Igreja admitem que os jesuítas dão excessiva proteção aos nativos, em aldeamentos contra bandeirantes e comerciantes que queriam os escravizarem dificultando assim o acesso a mão de obra na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (542.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com