TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância do petróleo

Tese: Importância do petróleo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Tese  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do Petróleo

A importância que tem o petróleo em nossa existência é imensa: se este precioso líquido viesse a falar, as nossas cidades, as nossas indústrias, os meios de transportes parariam como por efeito de uma mágica, e uma súbita paralisia bloquearia quase todas as nossas atividades. mas, é tão importante assim o petróleo? Certamente, e não só por que faz mover os automóveis, os navios, os aviões, mas, também, porque ele tem uma infinidade de aplicações e empregos, além do campo de transportes, tanto que podemos dizer que os produtos derivados do petróleo são utilizados, sob as formas mais diversas, praticamente em tudo.

Com a palavra petróleo indica-se, em geral, as substâncias minerais líquidas que se encontram juntas no subsolo e cujo nome é hidrocarboneto; o petróleo, de fato, que se usa também em casa e que podemos comprar nas mercearias, não é mais do que um dos muitos produtos que se pode extrair dos hidrocarbonetos; agora, porém, seu nome é usado comumente para indicar o conjunto de hidrocarbonetos que se pode extrair das vísceras da terra. Os hidrocarbonetos, encontram-se, realmente, em grandes jazidas subterrâneas, em muitas partes da terra e, destas jazidas, devem ser extraídas para poder-se, depois, explorá-los industrialmente.

Como se formou o petróleo nas jazidas?

Diz-se, comumente, que ele tem origem "orgânica", isto é, deriva da transformação de substâncias orgânicas, sobretudo da decomposição de organismos marinhos. Naturalmente, para explicar esta origem, é preciso recuar muito no tempo, a milhares e milhares de anos atrás.

No passado, realmente, nas zonas em que hoje foram descobertas as jazidas petrolíferas, grandes quantidades dessas substâncias, plantas, folhagens, inteiras florestas e restos de animais de todos os gêneros que ficaram sepultos sobre a terra, seja pela ação das chuvas ou do vento, seja por obra de terremotos e de grandes cataclismas do solo. Estas substâncias, com o decorrer dos séculos, foram lentamente se transformando naquele conjunto de líquidos que nós conhecemos sob o nome de petróleo.

A este ponto, convém saber que o subsolo não é formado sempre pelo mesmo tipo de terra que nós vemos na superfície, mas apresenta uma composição muito variada, pelo que se alternam muitíssimas camadas de material de diversa consistência. Assim, a uma camada de terra porosa, através da qual a água pode filtrar, pode seguir-se uma camada de rocha, que não pode ser atravessada pelas águas subterrâneas. No subsolo há, também, camadas permeáveis e camadas impermeáveis.

O petróleo, quando está no subsolo, constitui verdadeiros e próprios lagos subterrâneos, que se encontram entre uma camada e outra, ou então, impregna camadas de terreno permeável; e como o petróleo, justamente como acontece com o óleo nas garrafas de vinho, flutua sobre a água, tende sempre a vir para o alto: naturalmente, sobe até que encontre uma camada de terreno absolutamente impermeável, que bloqueia o movimento das massas de hidrocarbonetos, ou seja, quando a camada tem mais ou menos o formato de um V de ponta para cima.

Agora, é fácil compreender que, se o Homem, com seus aparelhamentos, consegue praticar um furo através da camada impermeável, o petróleo, que procura subir, encontrará uma saída através desta abertura e jorrará, como um chafariz, até a superfície.

Os poços petrolíferos são constituídos justamente por essas perfurações, que são realizadas por adequadas perfuratrizes ou sondas de grandes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com