TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imtemérismo físico-biologicos

Pesquisas Acadêmicas: Imtemérismo físico-biologicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.702 Palavras (7 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 7

NTEMPERISMO FÍSICO-BIOLOGICOS

A pressão do crescimento das raízes vegetais pode provocar a desagregação de uma rocha (fenômeno facilmente visível nas calcadas arborizadas de nossas ruas), desde que esta possua fendas por onde penetrem as raízes, e desde que a resistência oferecida pela rocha seja muito grande. A pressão osmótica do protoplasma pode provocar a ruptura das rochas. Também as atividades de vários animais, como minhocas, formigas, cupins e roedores que constroem buracos, fazem com que o solo seja afofado, mais facilmente removido, facilitando também a penetração de outros agentes na decomposição das rochas.INTEMPERISMO QUÍMICO

Dissolução dos minerais que compõem as rochas, a partir de processos de hidratação e hidrólise (quebra das estruturas cristalinas), ou oxidação (Fe, Mg, S – orgânicos e inorgânicos) ou redução ou carbonatação (ácido carbônico). Ocorre completa mudança das propriedades físicas e químicas, aumentando o volume dos componentes minerais formados secundariamente, quando comparados com os minerais primários.

Atua sobre aproximadamente 6 tipos de rochas, compostas por 8 a 10 grupos minerais.

Tipos de Intemperismo Químico

Dentro do grande grupo do Intemperismo Químico podemos fazer subdivisões de acordo com os agentes desse processo. Saiba mais sobre o Intemperismo de Oxidação, Hidratação, Dissolução, Hidrólise, Acidólise e Intemperismo Biológico.

Intemperismo de Oxidação: Trata-se da mudança do estado de oxidação de um elemento através da reação com o Oxigênio. Esse tipo de reação destrói a estrutura cristalina do mineral.

Intemperismo de Hidratação: Nesse processo através da incorporação da água a estrutura é formado um novo mineral.

Intemperismo de Dissolução: Trata-se da solubilização completa de minerais por ácidos.

Intemperismo de Hidrólise: Pelo fato de as rochas serem constituídas em grande parte por Silicatos quando entram em contato com a água sofrem o processo de hidrólise e disso resulta uma solução alcalina.

Intemperismo de Acidólise: Esse procedimento é a reação de decomposição dos minerais em ambientes frios, nesses casos a decomposição da matéria orgânica é incompleta e por isso mesmo forma ácidos orgânicos que diminuem de forma significativa o pH das águas e acabam complexando e solubilizando o Fe e o Al.

Intemperismo Biológico: Esse tipo de Intemperismo acontece pela ação das bactérias que produzem a decomposição biótica dos materiais orgânicos. A grande importância desse tipo de Intemperismo é que ele produz um dois solos mais férteis do mundo. Um processo bastante comum na Rússia e Ucrânia.

Ainda existe bastante discussão quanto a classificar o Intemperismo Biológico como físico ou químico, pois quando o animal pisoteia o pasto passa a se tratar de um tipo de erosão física e por isso mesmo a ação de animal, mas o “trabalho” das bactérias ainda é biológico.

QUÍMICO

É o Intemperismo que ALTERA A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA ROCHA. Ocorre em majoritariamente em locais quentes e úmidos. Os processos são esses:

- Oxidação: Acontecem normalmente em ambientes oxidantes, ou seja, locais

úmidos onde o Fe++ e o Fe+++ são lixiviados. Resulta em saprolito avermelhados ou

amarelados.

- Redução: acontece em ambientes saturados de água, o Fe++ se mantém. É o contrário

da Oxidação. Gera rochas e solos acinzentados ou esverdeados.

- Hidratação: entrada de água nas rochas e mudança na composição molecular das

rochas. Acontece e ambientes úmidos.

- Hidrólise: Rochas são basicamente compostas por silicatos então ao entrar em contato

com a água elas sofrem hidrólise e resultam numa solução alcalina.

- Dissolução: ocorre quando a água solubiliza completamente uma rocha, normalmente

elas são calcárias.

ntemperismo Químico:

Os traços gerais de intemperismo químico estão diretamente relacionados com o processo de formação com o qual a rocha foi gerada. As rochas que se formaram em ambientes de pressão e energia térmica elevadas quando expostas a superfície terrestre, tendem a se intemperizar por reações químicas exotérmicas que produzem novos compostos de maior volume e menor densidade.

A oxidação é um fator de intemperismo químico bastante significativo, bastante típica de atmosfera úmida e especialmente de minerais portadores de ferro com o oxigênio dissolvido na água.

Outras reações típicas de intemperismo químico:

1. Carbonatação: Reação dos minerais com o CO2 dissolvido em água.

2. Hidratação: adição de água à estrutura molecular de um mineral

3. Troca de bases: troca de um cátion por outro entre a solução e o mineral sólido.

INTEMPERISMO QUÍMICO

O intemperismo químico envolve os complexos processos que alteram as estruturas internas dos minerais por remoção e/ou adição de elementos.

A água é o mais importante agente do intemperismo químico. Embora pura ela não seja reativa, uma pequena quantidade de material dissolvido é o suficiente para que a água se torne reativa. Poucos minerais formadores de rocha reagem com a água pura, exceto os minerais mais solúveis de evaporitos.

O mais importante agente do intemperismo químico dissolvido na água, é o ácido carbônico, que surge quando parte do CO2encontrado na atmosfera ‚ dissolvido pela chuva e uma pequena parte deste gás combina-se com a água dado origem a este ácido.

H2O + CO2 = H2CO3 ( ácido carbônico)

Os principais tipos de reações químicas que costumam ocorrer durante o intemperismo químico das rocha são: dissolução simples; decomposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com