TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução e definição do mar

Tese: Introdução e definição do mar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Tese  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução e definição de mar

Mar é uma massa de água salgada que possui ligação com um oceano. Os mares possuem tamanho (extensão) inferior aos dos oceanos. O termo é utilizado também para fazer referência aos lagos de água salgada que não possuem saída natural (exemplos: Mar Morto, Mar Cáspio e Mar de Aral).

No mundo existem diversos mares. Alguns são tão extensos que estão presentes em territórios de vários países. Estes mares são importantes, pois possibilitam o transporte de pessoas e mercadorias entre regiões e geram riquezas (pesca, extração mineral, turismo e etc.).

Lista dos dez maiores mares do mundo, localização e seus tamanhos (extensões)

Mar de Coral - 4.183.510 km² (localizado na Oceania, águas do Oceano Pacífico)

Mar do Sul da China - 3.596.390 km² (localizado no sudeste asiático, águas do Oceano Pacífico)

Mar do Caribe - 2.834.290 km² (localizado na América Central, águas do Oceano Atlântico)

Mar de Bering - 2.519.580 km² (localizado entre o Alasca e a Sibéria, águas do Oceano Pacífico)

Mar Mediterrâneo - 2.469.100 km² (localizado entre a Europa meridional, Ásia ocidental e África setentrional, águas do Oceano Atlântico)

Mar de Okhotsk - 1.625.190 km² (localizado no nordeste da Ásia), águas do Oceano Pacífico)

Golfo do México - 1.531.810 km² (localizado na América Central e América do Norte, águas do Oceano Atlântico)

Mar da Noruega - 1.425.280 km² (localizado a noroeste da Noruega entre o Mar do Norte e o Mar da Groelência), águas do Oceano Atlântico)

Mar da Groelândia - 1.157.850 km² (localizado entre a Groelândia e Islândia, águas do Oceano Ártico)

Mar do Japão - 1.008.260 km² (localizado entre o Japão, oeste da Península Coreana e o norte da Rússia, águas do Oceano Pacífico)

Grande parte do planeta Terra é constituída por água. A maioria das águas presentes no mundo é proveniente dos oceanos. Oceano é uma gigantesca massa de água salgada que ocupa cerca de 71% de nosso planeta. O homem, para facilitar a orientação, classificou os oceanos em: Pacífico, Atlântico e Índico. O oceano Pacífico responde por aproximadamente a metade de toda água salgada do mundo, o mesmo ocupa uma área de 179,7 milhões de km2, estando situado entre Ásia, América e Oceania. O oceano em questão abriga o ponto de maior profundidade do mundo, com cerca de 10 mil metros. Todas as características citadas classificam o Pacífico como o maior entre os oceanos.

O oceano Atlântico ocupa uma extensão de 106,1 milhões de km2, tamanho inferior ao Pacífico, no entanto, possui uma grande importância para o fluxo comercial internacional, tendo em vista que é o mais navegado. O Atlântico está localizado entre as Américas, Europa e África (costa oeste). Já o oceano Índico ocupa uma extensão de 74,9 milhões de km2, sendo localizado entre África, Ásia e Oceania;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com