TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução à climatologia para os trópicos

Por:   •  20/12/2018  •  Resenha  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 14

Resenha Crítica[1]

AYOADE. J.O. Introdução à climatologia para os trópicos, 4° ed. Bertrand Brasil, 2003. Rio de Janeiro.

Ana Beatriz Araújo Gonçalves[2]

Johnson Ayoade, é geógrafo e professor universitário, nascido em 10 de outubro de 1945 estudou na universidade de Ibadan, e na Universidade de Londres, foi membro da sociedade meteorológica de Londres e membro do Instituto de Geografia Britânica, suas principais publicações foram introdução a climatologia para os trópicos, Hidrologia e recursos hídricos para os trópicos.

 O livro é uma obra destinada aos estudantes e professores de Geografia e das ciências ambientas, que estão presentes nas universidades dos trópicos com o objetivo de introduzir o estudo da climatologia, em uma estrutura com a facilidade do entendimento para alunos e professores. Nesta obra, os processos atmosféricos e os sistemas climáticos foram descritos e explicados de forma não–matemática, pois o livro é destinado a estudantes que tendem a um estudo limitado de física e matemática. Sendo uma obra de estrutura básica, mas de suma relevância para futuros estudantes que desejam se especializar na climatologia aplicada.

Na sua introdução é trabalhado o conceito de tempo e clima, sendo empregado sobre os Quatro Domínios Globais: atmosfera, hidrosfera, litosfera e a biosfera. Sabendo que, elas trabalham entre si e não se substituem fazendo com troquem energias e matéria entre si. O autor apresenta os conceitos básicos da ciência do clima – tempo/clima, meteorologia/climatologia – e procura diferenciá-los, já que pela sociedade (o senso comum) esses termos dão a entender que possuem o mesmo significado.

Para ele: “Por tempo (Weather) nós entendemos o estado médio da Atmosfera numa porção de tempo e em determinado lugar. Por outro lado, clima é a síntese do tempo num dado lugar durante o período de aproximadamente 30-35 anos” (P. 2). “A Meteorologia é geralmente definida como ciência da Atmosfera e está relacionada do estado físico, dinâmico e químico da Atmosfera e às interações entre eles e a superfície terrestre subjacente. A climatologia é o estudo científico do clima. O meteorologista e o climatólogo, contudo, diferem significativamente em sua metodologia” (P. 2) “Pode-se dizer, portanto, que o meteorologista estuda o tempo, enquanto o climatólogo estuda o clima.” (P. 2). Sendo interligados o tempo e clima, e tendo uma consequência e uma demonstração da ação dos processos complexos na atmosfera, nos oceanos e na terra. A climatologia é uma ciência muito ampla, em que o autor mostra as suas subdivisões e áreas mais específica.

Ainda no primeiro capítulo, o autor faz um resgate da climatologia tradicional e de como o homem teve interesse sobre esse estudo desde os tempos remotos, tanto para sua sobrevivência como para adquirir conhecimento, até os dias de hoje com a climatologia moderna adquirida e todos os seus meios e técnicas de análise do clima. Ayoade apresenta também as críticas feitas por Atkinson em relação à climatologia tradicional, uma vez que a mesma procura analisar os elementos da Atmosfera de forma separada, sem estabelecer ligações entre eles, o que para Atkinson (1972): “é como dividir um todo indivisível” (P.6).

Já na atualidade, o mérito vai para a climatologia moderna que procura eliminar as deficiências que existem na climatologia tradicional, que diferente da mesma e busca analisar seus elementos num todo, estabelecendo conexões já que no meio natural ela já se interligam. São expostas também as problemáticas da climatologia moderna, que mesmo com todos os aparatos tecnológicos, existe uma grande dificuldade de obtenção de dados, que segundo o autor, é mais presente nas regiões dos trópicos.

A camada atmosférica é composta por gases (em uma fina camada), sem odor, sem cor, e sem cheiro, firmada a terra pela força da gravidade. O conteúdo de ozônio na atmosfera é baixo no Equador e grande nos polos, ele é formado quando a radiação ultravioleta influência nas moléculas de oxigênio, que quando rompidas, as moléculas de átomos se combinam com outras moléculas de oxigênio – formando um ciclo. A troposfera é a camada mais densa do planeta Terra, nela são compostos: dióxido de carbono, aerossóis entre outros gases. Esses aerossóis e gases absorvem, refletem e difundem a radiação solar e a terrestre. Já a tropopausa é aonde corre os fenômenos meteorológicos do planeta, e que fica em média de 17 km no Equador. Ainda neste capítulo, também é mostrado os caráter ativo que a atmosfera exibe, podendo variar sua massa e composição dependendo da época, da altitude e de determinados pontos do planeta.

Posteriormente, alude-se sobre Radiação e Balanço Térmico, radiação está que origina do Sol. Stefan Boltzmann, foi quem calculou o fluxo de radiação solar, ele revela três fatos que incidem do Sol sobre a atmosfera: do período do ano, do período do dia e da latitude. Porém, a distribuição dessa radiação não se dá de forma simétrica, já que a terra não é fixa em relação à distância do sol. Quanto maior altitude do sol, mais concentrado é a intensidade da radiação, por exemplo nos desertos em que a absorção da energia pode chegar a 80% fornecida pelo sol.

 A Radiação Terrestre, chamada também de radiação noturna, é como um corpo cinza no comprimento de onda infravermelho, e as ondas infravermelhas também são consideradas terrestres, mas não necessariamente. A da radiação atmosférica Também é Responsável pelo efeito estufa, é ela que absorve e emite energia radiante e também é responsável pelo fenômeno da contra radiação, e o que sem ele segundo Ayoade: “acredita-se que sem a contra radiação atmosférica, a superfície da terra seria de 30 – 40°C mais fria do que é agora.” (Página 36)

 No quarto capítulo do livro, Ayoade atende para a discussão sobre temperatura, sendo o elemento mais discutido do tempo atmosférico. A temperatura pode ser definida em terra de movimento de moléculas, e em termos relativos tendo base o grau de calor de um corpo. A temperatura, é o grau de calor medido por um termômetro que tem três unidades de medida para de temperatura: Fahrenheit; Kelvin; e Celsius; Adentrando, pode-se identificar que a temperatura do ar varia de lugar, e com o decorrer do tempo em uma determinada localidade, e os ventos predominantes e as correntes marítimas também podem ser responsáveis para a variação da temperatura do ar, por transportarem “advecção” o “calor” ou “frio” de uma área para outra. A temperatura fisiológica ela é vivenciada por um organismo vivo, incluindo o homem, e podendo variar por motivos internos e por motivos externos partindo da unidade do ar, do grau de exposição da luz solar e da velocidade dos Ventos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com