TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Localização e características geográficas da China

Pesquisas Acadêmicas: Localização e características geográficas da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 8

Localização e caracteristicas geograficas

A leste do continente asiatico e situado a oeste oceano pacifico existe um pais chamado Republica Popular da China. . Sua superfície é de 9.596.960 km², dos quais 9.326.410 km ² são de terra firme e 270.550 km² são de água. Trata-se do terceiro maior país do globo, ficando atrás da Rússia e Canadá. A China conta com mais de 2900 ilhas costeiras, sendo que a maior delas é Taiwan (com área total de 36.000km²) e a segunda maior é Hainan (34.000km²), no mar da China meridional.

Aproximadamente 65% do território chinês estão ocupados por montanhas, planícies e colinas, lá existem 5 cordilheiras principais (dentre as quais a do Himalaya). 7 montanhas chinesas ultrapassam os 8000 m de altitude (dentre elas o Monte Everest, montanha mais alta do mundo com 8850 m).

A China, com ricas relíquias culturais e monumentos históricos,nasceu na grande planície banhada pelo Rio Amarelo e se desenvolveu progressivamente de leste para oeste e, principalmente, do norte para o sul.

. Graça às avançadas comunicações terrestres e marítimas a China estabeleceu fortes vínculos econômicos e culturais com o Japão, a Coréia, a Índia, Pérsia, países árabes e outros.

Politica

Com 66 milhoes de membros e o titulo de maior partido político do mundo, o Partido Comunista Chinês governa a China desde 1949, sem tolerar oposição. O partido exerce influencia sobre vários aspectos da vida dos cidadãos chineses que vão desde o que eles aprendem na escola ao que assistem na televisão, seus empregos e ate o numero de filhos que eles podem ter.

Mas a China é governada pelos nove homens que compõem o Comite Permanente do órgão político do PCC, o Politburo que também controla três outras importantes instituições: Comitê Militar, o Congresso Nacional do Povo e o Conselho de Estado.

Não há eleição para o Comite Permanente, chegar ate ele é mais uma questão de influnecia e apadrinhamento político. Os novos membros do Politburo são escolhidos após uma rigorosa triagem em que são investigados o passado, as opiniões e a experiência de cada candidato. O posto de presidente do Comite vai automaticamente para a figura mais poderosa do PCC, hoje o presidente Hu Jintao.

Congresso Nacional do Povo

Funciona mais como um “aprovador” das decisões do PCC. É formado por quase 3 mil delegados dos quais a maioria é membro do PCC. O congresso também “elege” o presidente e o vice-presidente do pais, mas essas eleições são diferentes das que ocorrem no Ocidente, muitas vezes com apenas um candidato.

Os Militares

Possibilita ao PCC o controle sobre as forças armadas e seu arsenal nuclear. O Comite toma todas as decisões relativas ao Exercito Popular de Libertação, formado por 2,5 milhoes de homens.

O Conselho de Estado

Orgao que controla a maquina governamental e responsáveis para que as políticas do PCC sejam implementadas a nível nacional e regional. Tem o papel de gerenciar o orçamento estatal, também submete leis e medidas para a aprovação do Congresso e supervisiona os governos das 22 provincias.

Poderes Paralelos

Membros do PCC que estejam sob suspeita de corrupção, são observados de perto pelo Comite Central de Inspeção Disciplinaria. Com as reformas econômicas, a corrupção se tornou o principal dano à imagem do partido. O Comite Central de Inspeção Disciplinaria é especialmente temido dentro do partido, pois tem acesso privilegiado a informações, alem de controlar redes de informantes e arquivos pessoais

.

Economia

A economia chinesa experimentou, a partir da década de 70, um grande crescimento econômico, o país se abriu ao investimentos estrangeiros, após a chegada ao poder de Deng Xiaoping em 1979. As autoridades chinesas propuseram quintuplicar o PIB até o ano 2000, mediante uma abertura. A principal estratégia competitiva do governo para atrair os investimentos estrangeiros tem sido oferecer pacotes de incentivos fiscais aliado ao baixo custo de investimento inicial e à mão de obra barata. Por estes motivos, uma grande quantidade de empresas transnacionais com pouca ética têm se aproveitado da situação para operar sob baixas condições de higiene, segurança laboral ou controle de emissão de poluentes.

A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 9%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. Dentre os produtos produzidos pela China podemos destacar a mineração, ), a pecuária, o setor industrial e produtos agrícolas.

Aspectos da economia

- É o maior produtor mundial de milho e arroz;

- Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;

- Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;

- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;

Abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, instalaram e continuam instalando filiais neste país

- Incentivos governamentais e investimentos na produção de tecnologia.

Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo. Mesmo assim, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante,

Cultura

Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, na atualidade, a China atrai olhares de pessoas do mundo todo, que buscam informações sobre seus aspectos culturais.

A escrita chinesa é baseada em ideogramas (desenhos), sendo que eles representam idéias, objetos, sentimentos, etc. O mandarim é o dialeto mais falado na China, porém, existem outros como, por exemplo, wu, cantonês, dialetos min, , xiang, , gan, entre outros.

Religião

Na China existe uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com