TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias Do Ensino De Geografia

Pesquisas Acadêmicas: Metodologias Do Ensino De Geografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 16

ÍNDICE:

1 – INTRODUÇÃO: 04

2 - METODOLOGIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: 04

2.1 - Recurso/metodologias para o ensino de Geografia: 07

2.2 - O que se entende por Planejamento (ou Plano) de Ensino e por Plano de Aula? PLANEJAMENTO É... 08

2.3 - PLANO É... 10

2.3.1 - Como o Planejamento de Ensino e o Plano de Aula afetam o trabalho docente? 11

3 – ANÁLISES DOS FILMES: 12

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS: 12

REFERÊNCIAS: 12

1 - INTRODUÇÃO:

O trabalho apresentado é referente ao Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - A Aula, e as demais atividades de Portfólio das disciplinas da UTA Historicidade no curso de Pedagogia, Metodologia de Ensino de Geografia, as quais se referem à atuação do docente de Pedagogia.

Este Relatório tem por objetivo a compreensão das concepções de planejamento de ensino e de plano de aula e de sua relevância para o desenvolvimento da prática pedagógica na escola. Veremos a importância de se planejar em coletivo, de colocar em prática o que foi planejado e a necessidade de reflexão das ações do professor.

Com a realização da pesquisa na pratica tivemos a oportunidade de vivenciarmos a práxis educativa, aprendendo tanto a teoria, como também a prática em sala de aula. Tendo a visão do planejamento sob a perspectiva dos docentes da instituição, percebendo a realidade escolar, e a ação prática do planejamento e do plano de aula na escola.

Falaremos sobre a geografia: O que é Geografia? O que estuda? Qual a importância teórica deste saber.

Faremos um breve relatório sobre a análise reflexiva sobre os filmes: Ao mestre com carinho1 e Escritores da liberdade.

2 - METODOLOGIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA:

O que é Geografia? O que estuda? Qual a importância teórica deste saber?

Geografia não é apenas a ciência da localização e da descrição de fenômenos, ela investiga a ação humana (em suas relações complexas) modelando a superfície terrestre, em parceria e/ou oposição à natureza, materializando tempos históricos sobrepostos. O pensar geográfico requer treinamento, atenção e investigação.

A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. Este espaço geográfico é composto de materialidade (natural e construída) e de relações sociais, políticas, econômicas, culturais.

Na escola, sobretudo no ensino fundamental, o objetivo geral da Geografia é alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.

A alfabetização geográfica torna o espaço objeto do conhecimento. Então ler o espaço geográfico é compreender a sociedade/realidade através do estudo de sua fisicidade, que é uma construção social e histórica.

Os conteúdos das aulas são meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois eixos: a formação de conceitos e a alfabetização cartográfica. Os conteúdos selecionados são a ponte necessária que liga os objetivos de ensino à aprendizagem do conhecimento. Estão intimamente relacionados ao objeto e ao quadro conceitual, identificando a disciplina e sua importância educacional.

O professor precisa conhecer as posturas teórico-práticas das escolas pedagógicas e os seus contextos históricos para reconhecer sua prática e/ou reconstruí-la. Dependendo das relações estabelecidas entre objetivos, conteúdos e metodologia de ensino, a prática docente em Geografia poderá encaminhar-se para uma leitura crítica e contextualizada do espaço geográfico.

As abordagens teórico-metodológicas da geografia e os interesses políticos.

A Geografia clássica inicia-se no final do século XIX e vai até meados do século XX. Era caracterizada pela oposição ao racionalismo em favor do empirismo, que prioriza o singular e prestigia o enfoque regional dos estudos geográficos.

Foi nesse contexto histórico que a geografia institucionalizou-se como ciência e dedicou-se então a criar um quadro teórico para explicar como são produzidas as variadas paisagens e as causas das profundas diferenças entre elas. O quadro teórico geográfico, desenvolvido foi quase tão compartimentado quanto o espaço mundial.

Foram na Alemanha e na França que se desenvolveram as primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente. Os discursos geográficos, alemão e francês, coincidiram com os interesses dos respectivos Estados.

A Geografia Clássica teve na Alemanha e na França duas importantes escolas de pensamento. Ambas procuravam justificar a necessidade de colonizar outros continentes por meio de conceitos geográficos considerados cientificamente inquestionáveis naquela época.

O movimento de renovação do pensamento geográfico teve seu início após a segunda guerra mundial e continua até hoje. Foi consequência de uma mudança nas relações internacionais, devido aos avanços tecnológicos e a multinacionalização da economia, o que levou à necessidade de se repensar as relações sócio/espaciais nas diversas escalas geográficas.

Três foram os caminhos de renovação do pensamento geográfico: a especialização; a geografia do pensamento (utilitária); e a geografia crítica. As marcas deixadas no ensino de Geografia por essas vertentes de renovação foram muito diferentes em intensidade e duração.

A geografia crítica compreende o espaço como social, construído historicamente e pleno de lutas e conflitos, assumindo assim um discurso que rompe com os interesses da classe dominante e faz denúncias de injustiças e desigualdades. Está presente no ensino de geografia até hoje.

As possibilidades interdisciplinares e as especificidades do enfoque geográfico

Enquanto essa ciência não superar a abordagem dicotômica de seu objeto, será no mínimo, confuso pensar numa abordagem interdisciplinar. Para o professor que utiliza uma abordagem física do espaço geográfico será mais fácil estabelecer relações interdisciplinares com as ciências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com