TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mais Perto Do Distante

Exames: Mais Perto Do Distante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  257 Visualizações

Está claro que a globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global e consiste em uma integração econômica, cultural, social e política entre os países do mundo. Mesmo sendo difícil imaginar o mundo totalmente unificado, se observa que cada vez mais esse processo vem crescendo e as fronteiras consequentemente caindo. Contudo, em escala global, nem sempre esse é um aspecto positivo.

Analisando os últimos anos, é indiscutível que a tecnologia, comunicação e o comércio mundial evoluíram de forma extraordinária, aproximando as pessoas e unificado os mercados. Entre outros trunfos da globalização vale também destacar a praticidade, agilidade, o fácil acesso a tudo e a visão ampla do mundo que as pessoas agora podem exercer.

Por outro lado, a globalização traz um inevitável desemprego, já que os produtos nacionais perdem muito poder de competição em frente aos mercados internacionais, gerando a desvalorização de culturas, exploração de mão de obra barata e aumento das desigualdades sociais. Na tentativa de acompanhar a evolução tecnológica, o meio ambiente é um dois mais prejudicados, pois o maior consumo de matéria prima e a produção de lixo devastam o ecossistema que conhecemos.

Por fim, como em qualquer outro processo existem coisas boas e ruins, os efeitos positivos da globalização são muitos, no entanto não deve-se descartar os negativos. É necessário usufruir com cautela a parte boa e lutar incessavelmente para extinguir a parte ruim, antes que seja tarde demais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com