TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sexualidade e Adolescência – tão perto e tão distantes

Por:   •  13/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.815 Palavras (20 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

Serviço Público Federal

Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Campus de Campo Grande

[pic 2]

[pic 3]

                                                   RAYANE DE SOUSA MATOS DA COSTA

             

Projeto Sexualidade e Adolescência – tão perto e tão distantes

CAMPO GRANDE - MS

2013

[pic 4]

Serviço Público Federal

Ministério da Educação

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Campus de Campo Grande

[pic 5]

[pic 6]

                                                      RAYANE DE SOUSA MATOS DA COSTA

Projeto Sexualidade e Adolescência – tão perto e tão distantes

Estágio Obrigatório Básico II, requisito básico para formação no curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, sob orientação da professora Ana Lúcia Ferra Finocchio.

CAMPO GRANDE - MS

2013

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO

4

2 OBJETIVOS

  2.1 OBJETIVOS GERAIS

5

  2.2 OBEJTIVOS ESPECÍFICOS

5

3 JUSTIFICATIVA

6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

7

5 METODOLOGIA

9

6 AVALIAÇÃO

13

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

17

8 REFERÊNCIAS

18

ANEXOS

19

1 INTRODUÇÃO

Até que ponto é necessário tratar sobre sexualidade com os adolescentes? Atualmente, a sexualidade dos jovens tem sido assuntos frequentes nas mídias, e entre eles, e, estão diretamente relacionados a primeira relação sexual, à gravidez na adolescência, a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis e como se prevenir delas. Perante tal momento, este projeto tem por finalidade auxiliar os adolescente a sanarem as suas dúvidas sobre o tema, e a partir dele, viver uma sexualidade saudável.

Sabe-se que juntamente com as transformações físicas, existem também as mudanças psicológicas desses adolescentes, visto que essa é uma etapa marcada por tormentos e conturbações vinculados à emergência da sexualidade, uma fase repleta de confusões, estresses e lutos devido as perdas e ganhos que estes jovens desfrutam neste estágio do desenvolvimento. Em razão disso, é que este projeto tem a sua devida importância.

Ao pesquisar, pude observar que ainda há muita resistência da sociedade em tratar esse assunto com os adolescentes. Mas não se pode deixar de considerar que é um tema que vai além do âmbito biológico, é indispensável para a construção da cidadania.

A intervenção, assim, será realizada em grupos de adolescentes, por meio de vídeos, dinâmicas, rodas de debates e conversas, afim de atender e suprir o máximo possível de indagações, dúvidas e curiosidades dos adolescentes. O projeto irá se materializar em uma das turmas do curso de profissionalização do Instituto Mirim de Campo Grande, com alunos de 14 anos e meio à 15 anos e meio.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

  • Propiciar aos adolescentes momentos de conhecimento e esclarecimento sobre a sexualidade.
  • Promoção de uma sexualidade sadia.
  • Prevenção de possíveis malefícios decorrentes da sexualidade mal compreendida.

2. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Permitir ao adolescente um espaço aberto onde ele poderá socializar as suas queixas, temores e ideias relativas ao tema tratado.
  • Quebrar mitos e tabus sobre sexualidade, que assombram esse público.
  • Assentir a esses jovens que manifestem as suas mudanças psicológicas oriundas da sexualidade.

3 JUSTFICATIVA

Atualmente, apesar de ser um tema frequentemente discutido, a sexualidade ainda se configura como um assunto tabu em nossa sociedade. Situação que influencia na fragilidade de educação sexual repassada à crianças e adolescente, e na conceituação desse termo, ainda controverso e ambíguo.

A adolescência, por sua vez, é considerada uma fase complexa do desenvolvimento, o que acarreta na maioria dos casos, novas experiências e, assim, novos riscos. Sendo assim, a implementação de programas de promoção da saúde para esta faixa etária são de extrema importância, visto que a gravidez na adolescência e as doenças sexualmente transmissíveis são problemas graves a serem combatidos.

A saída da adolescência implica em escolhas cujo preço para o sujeito é pagar pelo desligamento dos pais, assumir o novo corpo que se apresenta, se haver com a sexualidade e com as próprias limitações do sujeito. Assim, não é possível pensar a adolescência sem referir-se à castração, aos lutos e às perdas, porque a adolescência em si é a tentativa de elaborá-las de alguma forma.

Devido a isso, a conscientização dos adolescentes sobre este tema torna-se indispensável para um desenvolvimento sadio. Assim, por meio desse projeto busca-se orientar os adolescentes para um vivência plena e saudável de sua sexualidade.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência compreende um período dos 10 aos 19 anos de idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei Nº 8.069/90: Art. 2º, considera criança, para os efeitos desta Lei, as pessoas até doze anos incompletos, e adolescentes entre doze e dezoito anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com