TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME: O MESTRE DOS MARES – O LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  2.276 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DO FILME: O MESTRE DOS MARES – O

LADO MAIS DISTANTE DO MUNDO



Introdução

As organizações estão constantemente passando por transformações e para acompanhar precisam reestruturar-se seus processos e modelos de gestão para que não caiam num tradicionalismo constante, as pessoas que dela fazem parte vêm assumindo o papel de maior destaque.  Partindo desse pressuposto e as disputas acirradas no mercado empresarial, são exigidas cada vez mais pessoas qualificadas que ocupam cargos de liderança.

 Este trabalho tem o intuito de analisar as praticas de gestão utilizada no filme “O mestre dos mares” correlacionando com os conteúdos estudados no modulo C deste curso.

 O tema liderança é sugestivo e desafiador, o líder tem um papel muito importante junto ao seu estilo de liderança, quando compatível com a organização auxilia no desenvolvimento do clima organizacional favorável contribuindo para a motivação de sua equipe. No filme iremos analisar como o líder conduz sua equipe e como ele cria as estratégias para superar as dificuldades imposta pela a trama, nem sempre força e sinônimo de vitória, principalmente quando falamos de uma batalha entre povos. Uma boa estratégia pode trazer condições favoráveis a partir de um bom plano de ação, estratégias só acontecem se antes for feito um planejamento avaliando suas forças e fraquezas, ameaças internas e externas e sem esquecer-se das mudanças que venham a acontecer nos âmbito em que se encontra.  

O ato de liderar não pode ser mais visto como um jogo de imposição hierarquia e controle, o líder moderno tem que saber conduzir diversas situações e acima de tudo lidar com pessoas, pois através de pessoas são executados as ações os resultado positivos ou negativos dependem delas. A partir deste ponto lembramos-nos da remuneração e benefícios, o ato de remunerar não quer dizer que seja apenas com dinheiro ou bem material, mas também o reconhecimento pessoal por bom desempenho. O líder que sabe reconhecer as pequenas vitórias e cria um sistema de reconhecimento onde consegue enaltecer seus colaboradores quase sempre terá sua produtividade elevada, neste trabalho evidenciaremos conforme o filme as formas que o capitão do navio conseguia estimular seus tripulantes para que em situações desmotivadoras que tenha tido sucesso.

Metodologia Aplicada

Demo (1985) disse que, a metodologia é uma preocupação pela sua função e utilidade, pois afirma que a “metodologia é uma preocupação instrumental”.

[...] Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade da ciência é tratar a realidade teórica e praticamente. Para atingirmos tal finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia. (DEMO, 1985, p.19)

Neste trabalho a metodologia adotada será de fonte bibliográfica com abordagem multimetodológicas na coleta e análise de dados, a partir do filme proposto pelo curso “O mestre dos Mares”, pois os mesmo oferecem meios que auxiliam na definição e resolução dos problemas já estabelecidos, como também permite explorar novas áreas onde os mesmos ainda não se cristalizaram suficientemente. Permite também que um tema seja analisado sobe novo enfoque ou abordagem, produzindo novas conclusões. Além disso, permite a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla, principalmente quando o problema da pesquisa requer a coleta de dados muito dispersos no espaço.

Dados da Analise.

Estratégia Executiva

O mestre dos mares tem inicio em um navio da marinha  britânica  a beira mar o HMS Surprise,  durantes as guerras napoleônicas .  O capitão Jack tem a missão de capturar navios de guerras, logo no inicio do filme a embarcação é atacada de surpresa pelo navio de guerra Frances, o Acheron de Napoleão - um navio muito temido por ser poderoso rápido e sua tripulação ser maior. A partir deste momento o capitão Jack tem que tomar sua primeira decisão, ficar e ser bombardeado por seu adversário ou agir estrategicamente, como um bom líder ele opta em fugir o mais rápido possível, pois sabia que era um alvo muito fácil naquele momento.

Para Chiavenato (2004), a estratégia é o comportamento utilizado pela empresa ou organização para lidar com situações inerentes a seu ambiente.

A estratégia devem considerar  os caminhos relevantes para o bem de toda equipe, assim como a análise dos ambientes internos e externos. Os fatores externos nos dirão o que necessita ser feito. No filme antes de qualquer decisão o capitão faz uma avaliação da situação e verifica que o adversário está em vantagem, tomando sua decisão o capitão começa montar sua estratégia de como poderia atacar  e ganhar a batalha.

Toda e qualquer plano começa no papel sendo compatíveis com os recursos existentes em uma organização, recursos este não apenas financeiro, mas de tudo aquilo que a organização possa mobilizar para alcançar um objetivo, visando sempre o compromisso dos envolvido.

Segundo   Kotler  (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial  de   desenvolver   e   manter   uma   adequação   razoável   entre   os   objetivos   e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.

Desta forma o capitão Jack queria montar um plano para vencer o adversário, mas o faltava uma ideia, ao chegar a noite uns dos seus marinheiros mais novo junto ao médico naturalista Stephen apresentaram um bicho que capturarão  quando estavam em terras firmes, á principio o capitão achou que fosse apenas um graveto mas ao olhar com mais apreço percebeu que era um bicho  então o médico explicou que o animal se disfarça de graveto para driblar seus predadores, o capitão ficou pensativo e impressionado com o simples bichinho neste momento olhou para o naturalista Stephen e disse que já tinha o plano para derrotar a embarcação adversária, todos ficaram eufóricos para saber qual era o plano estratégico do capitão, ele apresenta dizendo que iria disfarçasse de outro navio para chegar perto do navio Frances e aproveita o melhor momento e atacar com rapidez e agilidade.

Como um bom líder o capitão motiva seus subordinados mostrando firmeza nas palavras motivando sua equipe dizendo que serão vencedores trabalhando o emocional de cada um deles.

De acordo com Gonçalves (2003, p. 08), motivação “É o conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”.

A motivação de uma pessoa procede de acordo com seus motivos, isto é, suas necessidades, desejos e anseios. Cada indivíduo possui motivações particulares provocadas por necessidades diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com