TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Visão de um possível futuro não tão distante

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do estudante: Bruno Mendonça

Data: 27/04/2018

Visão de um possível futuro não tão distante

Vivemos na era da tecnologia, uma época em que é preciso conscientizar a população de seu uso consciente e descarte, uma vez que os avanços tecnológicos estão a todo vapor e com ela a geração de resíduos. Sendo assim, devemos ter uma visão projetada de objetivo no futuro e busca-la, tal futuro que se não for planejado e buscado de maneira correta, a consequência será a demonstrada pela animação de nome Wall-E, lançada em 2008 pela Wall Disney Pictures e Pixar Animations Studios.

O filme mostra pontos de vista diferentes em relação ao futuro da raça humana, entre eles:

  • A raça humana é obrigada a deixar o planeta terra por conta da quantia absurda de resíduos descartados de maneira inconsciente;
  • Mundo tomado por tecnologias;
  • Acomodação humana, pessoas incapazes de se locomover, comer ou refletir sem auxílio tecnológico.

A acomodação é a palavra chave disso tudo, uma vez que o ser humano foi evoluindo por conta de sua necessidade, a partir do momento em que a tecnologia supre suas necessidades e ele não tem mais que pensar, ele se torna tão dependente e incapaz de realizar outras tarefas ou até a mesma sozinho.

Tendo em vista os pontos citados acima, a população deve sim continuar a investir em tecnologias novas e que auxiliem o dia a dia das pessoas, no entanto o que mais deve ser exposto é como deve ser utilizada e descartada. Uma vez que a tecnologia acaba causando vício e dependência nas pessoas, o ponto de vista sobre ela em vez de ser algo para auxiliar e ajudar a evoluir, acaba resumindo-se em uma visão de “droga”. Uma droga inovadora, que está cada vez mais presente no cotidiano e acaba por preocupar pessoas e especialistas da área da saúde, afetando o ser humano. Já o descarte causado pelo avanço com o passar do ano, acaba por prejudicar não só os seres humanos com os lixos, mas sim a fauna e a flora, que por sua vez também perde espaço sem chances de recorrer a uma ajuda.

Tenho como ponto de vista que o avanço deve vir conjunto, uma vez que seguindo um conceito muito importante da profissão que busco seguir após formado no curso de engenharia química, é a de reaproveitamento. Tal conceito que induz as pessoas a não pensarem apenas em criar a partir da matéria prima pura e sem pensar no após, e sim aprender a pensar de maneira a criar e desenvolver melhorias a partir do “lixo” também, buscando uma qualidade de vida melhor e menos agressiva em companhia com o meio ambiente.

No filme citado acima, Wall-E(personagem principal) é um robô muito curioso, e é essa curiosidade que não podemos perder, nem acomodar. Outro ponto que me chamou atenção foi que Wall-E um robô antigo/velho e a Eve uma robô nova e tecnológica, querendo ficar juntos. Tal acontecimento me fez refletir que podemos viver em conjunto com a tecnologia e seus avanços e a tecnologia velha ou lixo. Uma vez que seguindo a ideia principal deste texto, seja uso consciente de ambas as partes, crescimento conjunto e descarte consciente.

        Sendo assim, creio que a tecnologia está presente no cotidiano e veio para ajudar nós seres humanos a evoluir, suprindo cada vez mais nossas necessidades, sejam elas de comunicação, locomoção e afins. No entanto a maneira como ela está sendo empregada e utilizada é que está errada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com