TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Sexual, realidade distante da sala de aula?

Por:   •  31/10/2016  •  Artigo  •  2.616 Palavras (11 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 11

Educação Sexual, realidade distante da sala de aula?

RESUMO

Este artigo fala sobre educação sexual na sala de aula, de como os professores deve aplicar este conteúdo sem atingir os valores morais, éticos e religiosos dos alunos

O objetivo é descrever se a educação sexual é uma realidade distante na sala de aula, discutindo a abordagem com os autores citados tentando convencer o leitor professor que a orientação sexual com base nos cuidados com os órgãos reprodutivos masculinos e femininos deverá ser aplicada nas séries iniciais de acordo a faixa etária de cada aluno, tendo cuidado com cada etapa. Este artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujos recursos foram: site educacional, vídeo aula sobre o assunto, revistas, livros e PCNS, todos tiveram grande contribuição para o conhecimento sobre a educação sexual

Percebe-se que a orientação sexual com base nos cuidados com os órgãos reprodutores feminino e masculino terá que ser aplicado com muito cuidado respeitando a fase de cada aluno.

Palavra-Chave: Educação Sexual, Alunos, Órgãos Reprodutores.

CURRÍCULUM

En este artículo se habla de la educación sexual en el aula, como profesores deben solicitar este contenido sin llegar a los estudiantes morales, éticos y religiosos.El objetivo es describir la educación sexual es una realidad distante en el salón de clases, discutir el enfoque con los autores mencionados tratando de convencer al lector de que la orientación sexual docente basado en el cuidado de los órganos reproductores masculinos y femeninos se debe aplicar en los primeros grados el grupo de edad de acuerdo a cada alumno, teniendo cuidado con cada paso. Este artículo tiene la metodología de la investigación bibliográfica, cuyos recursos fueron: Centro educativo, la lección en video sobre el tema, revistas, libros y PCNS, todos tenían gran contribución al conocimiento sobre la educación sexual.Se notó que la orientación sexual basado en el cuidado de los órganos reproductores femeninos y masculinos tienen que aplicarse con mucho cuidado respetando la fase de cada estudiante.

Palabras clave: Educación Sexual, Estudiantes, Jugadores órganos.

A sexualidade humana é um assunto polêmico mesmo com tantos avanços na nossa sociedade, a família deveria ser a primeira e a principal educadora da criança, mas infelizmente não é essa realidade do mundo de hoje, pois os pais estão cada vez menos presentes em casa e na vida dos filhos. Por isso professores têm que ter muito cuidado ao aplicar educação sexual na sala de aula, pois é preciso levar em consideração os valores éticos morais e religiosos dos alunos.

‘No mundo repleto de informações onde a mídia ocupa um lugar de destaque não é de se estranhar que o início da sexualidade eu corro a cada vez mais cedo. Mas vale dizer que eu sei que isso só será vivida plenamente por um jovem quando ele tiver uma identidade própria, ou seja, quando conseguir se sente incluso nas diferentes áreas de sua vida família escola turma de amigos’. (BENTO, José, sexualidade: autoconhecimento e qualidade de vida/ José Bento, Maria Cristina Gonçalves, Poliani Prezmic - São Paulo: Alaúde Editorial p: 41 2007.)

Muitos pais quando criança não tiveram em casa as informações necessárias, não tiveram uma base, por isso muitos não dão valor quando o assunto se trata de educação sexual, sem saber eles que quando essa criança tem um acompanhamento adequado seu desenvolvimento é muito melhor, em diversos aspectos da vida, como por exemplo: sua autoconfiança, o jovem passa a repensar sobre os valores e preconceitos, sem contar que essas informações auxiliam num bom desenvolvimento sexual ajudando a criança a aceitar o outro e a sua diferença e o mais importante ela crescerá um cidadão consciente.

“A relação de afeto entre os pais (ou entre o casal que cuidar dele) é que, em princípio, dará os referenciais positivos ou negativos para o jovem adolescente. A criança. inclusive para com ela, terá muito mais chances de se tornar um adulto bem resolvido sexualmente”. (BENTO, José, sexualidade: autoconhecimento e qualidade de vida/ José Bento, Maria Cristina Gonçalves, Poliani Prezmic - São Paulo: Alaúde Editorial p: 42 2007.)

Toda criança tem dúvida sobre a sexualidade, mas se, essas crianças não encontram a resposta em casa com os pais elas acabam por descobrir sozinha, através da internet, com os amigos na escola e na maioria das vezes constrói conceitos errados que não vão contribuir para sua vida no futuro e pode até comprometer a sua infância, por isso não podemos deixá-la sem resposta por mais que as perguntas sejam constrangedoras, e os pais tenham vergonha de responder.

É normal a criança perguntar sobre seu órgão genital, se for um menino ele vai ter a curiosidade de saber por que seu órgão é diferente do órgão da menina e se for menina também acontecerá igual, são coisas que já estão dentro da realidade da criança devido às informações que elas recebem todos os dias obtidas de várias maneiras como exemplo: a televisão, por isso não se assustem com perguntas tipo: o que é sexo? De onde vêm os bebês? O problema não é levantar a questão, mas sim, saber como fazer lá sendo de certa maneira imparcial e prático.

‘‘Muitas escolas atentas para necessidade de trabalhar com essa temática em seus conteúdos formais, inclui Aparelho Reprodutivo no currículo de Ciências Naturais. Geralmente o fazem por meio da discussão sobre a reprodução humana com informações ou noções relativas à autonomia e fisiologia do corpo humano. Essa abordagem normalmente não abarca as ansiedades e curiosidades das crianças, pois enfoca apenas o corpo biológico e não inclui as dimensões culturais, afetivas e sociais contidas nesse mesmo corpo’’. (Brasil Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual/ Secretaria de Educação Fundamental p._ 113 Brasília: MEC/SEF - 1997)

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, pelos trabalhos existentes de Orientação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mostram que a curiosidade gira em torno da tentativa de compreender o que é o relacionamento sexual, como ele ocorre e às transformações no corpo durante a puberdade, os mecanismos da concepção, a gravidez e o parto. Antes de trabalhar a educação sexual é bom que os pais sejam informados de como será desenvolvido esse trabalho, para terem a certeza de que seu filho receberá um bom suporte para tirar suas dúvidas e para ajuda-los a entender a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com