TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapeamento Da Vulnerabilidade De Aquíferos Rasos No Município De Porto Legre

Monografias: Mapeamento Da Vulnerabilidade De Aquíferos Rasos No Município De Porto Legre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Foi realizado um estudo de vulnerabilidade de aquíferos rasos no Município de Porto Alegre, utilizando a técnica GOD (Foster e Hirata, 1988, tradução nossa), que contabiliza como parâmetros a forma de ocorrência da água subterrânea (G –Groundwater Ocurrence), as características litológicas da zona não saturada (O –Overlying Strata) e a profundidade da água subterrânea (D – Depht to GroundwaterTable).A geologia do município é caracterizada pelo Escudo Cristalino Pré-Cambriano constituído por granitos e gnaisses, sobre o qual depositam-sesedimentos Quaternários, da Planície Costeira além de depósitos coluvionares eeluvionares, A hidrogeologia compreende o Sistema Aquífero Fraturado Pré-Cambriano (SFPc) e o Sistema Aquífero Granular Cenozóico (SAGC), foco dopresente estudo, representado por depósitos sedimentares, não consolidados. Acobertura de solos do município é dominantemente arenosa a areno-argilosa oupossui propriedades físicas compatíveis com estes solos. Para implementação datécnica GOD foram considerados 89 pontos dispostos numa malha com distância de2 Km entre os nós. Destes, 35 pontos foram obtidos a partir do acesso a banco dedados de órgãos públicos, 25 pontos decorrem de pesquisa bibliográfica, e 29pontos foram resultantes de sondagens realizadas no âmbito do estudo em áreasnas quais as informações eram escassas. Os resultados apontam que os aquiferosrasos possuem, em sua maior parte, vulnerabilidade baixa, correspondendo a 47%da área continental do município, distribuidos na zona central e norte da área.

Aquíferos de vulnerabilidade elevada e extrema correspondem a 13%, cada, e

aparecem distribuídos em todo município, tanto na orla do Lago Guaíba, como

também interiorizados. Aquíferos de vulnerabilidade insignificante compreendem

17% da área continental e são restritos às partes mais elevadas dos morros, onde o escoamento superficial é significativo, enquanto a infiltração é negligível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com