TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mato Grosso

Ensaios: Mato Grosso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia e Economia

Nos países desenvolvidos, a maior parte dos recursos destinados à pesquisa científica é gasta em atividades aplicadas. Nos países em desenvolvimento, parece dar-se o oposto. Os planos brasileiros até o momento não existe qualquer evidência de benefícios e esforços para criar conhecimento aplicado e levá-lo para as indústria. As empresas industrias brasileiras, têm mostraddo pouco interesse em pesquisa original e desenvolvimento.

Muitas pesquisas tecnológicas são realizadas em universidades e institutos ,as quais tornam-se relativamente baratas e sem maiores consequencias. Já para a adoção de um produto no mercado requer investimentos bem mais elevados e consideração atenta das condições do mercado, subjacentes ou previsíveis.

As razões de investir em uma tecnologia são muito mais do que simplesmete econômicas, pois incluem considerações como o orgulho nacional, a geração de empregos para tecnólogos, desenvolvimento de habilidades e de confiança tecnológica, criação de demanda para fornecedores de peças e o reforço de setores na burocracia pública.

Essas consideraçãoes têm como base a visão de que os mecanismos de mercado não podem levar um país subdesenvolvido a um estado de desenvolvimento econômico satisfatório e de justiça social.

Políticas que visam à autosuficeência tecnológica provocam alguns resultados: surgimento de indústrias ineficiente; manutenção de atividades de pesquisas caras, improdutivas e de baixa qualidade; crescimento de burocracias onerosas e lentas. A ineficiência do Estado prova dificuldades a projetos de autosuficiência tecnológica em países commo o Brasil e a Índia.

Entrtanto Coréia do Sul ou de Formosa, são exemplos de Estados fortes , criam políticas abrangentes, nas quais a tecnologia é promvida, não se orientando por um mercado livre, mas tendo em plena consideração suas implicações de mercado e de longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com