TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minas Gerais

Dissertações: Minas Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  5.605 Palavras (23 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 23

A Palavra Minas

Minas não é palavra montanhosa.

É palavra abissal. Minas é dentro

e fundo.

As montanhas escondem o que é Minas.

No alto mais celeste, subterrânea,

é galeria vertical varando o ferro

para chegar ninguém sabe onde.

Ninguém sabe Minas. A pedra

o buriti

a carranca

o nevoeiro

o raio

selam a verdade primeira, sepultada

em eras geológicas de sonho.

Só os mineiros sabem, e não dizem

nem a si mesmos o irrevelável segredo

chamado Minas.

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

SUMÁRIO

Perfil do Estado 03

Símbolos de Minas Gerais

Bandeira 04

Brasão 04

Hino 05

História 06

Geografia 08

Cultura

O Barroco e o Rococó 09

Folclore 09

Artesanato 09

Literatura 09

Música 10

Cozinha Mineira 10

Turismo

Belo Horizonte 11

São João Del-Rei 12

Tiradentes 13

Mariana 14

Congonhas 15

Ouro Preto 16

Referencias bibliográficas 17

Perfil do Estado

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua extensão territorial é de 588.528,29 km², equivalente à da França. Localiza-se no Sudeste e limita-se a sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás, incluindo uma pequena divisa com o Distrito Federal, a leste com o Espírito Santo, a sudeste com o Rio de Janeiro e a norte e nordeste com a Bahia. O atual governador do estado é Aécio Neves.

O estado é o segundo mais populoso do Brasil, com quase 21 milhões de habitantes (IBGE/2006). Sua capital é a cidade de Belo Horizonte, que reúne em sua região metropolitana cerca de cinco milhões de habitantes.

Minas Gerais possui o terceiro maior Produto Interno Bruto do Brasil, atrás dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, embora em um importante indicador de capacidade econômica, a arrecadação de ICMS, Minas tenha superado o Rio de Janeiro no ranking nacional.

Símbolos de Minas Gerais

BANDEIRA

A Bandeira de Minas Gerais traz um triângulo vermelho com uma inscrição contornando os lados: Libertas Quae Sera Tamen, expressão latina que significa Liberdade ainda que tardia, lema da Inconfidência Mineira. O triângulo se destaca sobre um fundo branco retangular.

A simbologia tem origem na época da Inconfidência Mineira, o movimento que visava à libertação do domínio da Coroa Portuguesa, em 1789, ocorrido na antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto. A imagem simples do triângulo foi defendida pelo próprio Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder do movimento e mártir brasileiro, enforcado três anos depois como principal culpado pela revolta.

Nas palavras atribuídas a Tiradentes, "a nova República que se estabelecesse devia ter bandeira [...tendo por armas] um triângulo, significando as três pessoas da Santíssima Trindade".

BRASÃO

O Brasão, ou escudo, é formado por uma estrela de cinco pontas, contornada por filetes de cor vermelha. Em seu centro figuram duas picaretas de mineração cruzadas, e, sobre elas, uma lanterna de mineiro.

De cada lado da estrela, na parte exterior, há dois ramos grandes de café e dois ramos pequenos de fumo, a partir dos vértices de baixo da estrela, de cor verde e com flores vermelhas e arroxeadas.

Na parte inferior do escudo, corre uma faixa com o nome do estado de Minas Gerais e, num laço abaixo dela, a data de 15 de junho de 1891, que representa a primeira Constituição do Estado. Os instrumentos do minério e os ramos de fumo e café simbolizam duas das principais fontes de riqueza de Minas Gerais: mineração e agricultura.

Cercando as pontas superiores da estrela, aparece a divisa: Libertas Quae Sera Tamen, expressão latina traduzida por Liberdade ainda que tardia, associada à Inconfidência Mineira.

HINO

A Constituição Estadual (1989) estabeleceu que o Hino é um dos três símbolos de Minas Gerais, mas ainda não se fez a escolha. Para se tornar oficial, tem de ser aprovado por concurso público ou por decreto do governador. Duas tentativas foram feitas para a escolha do hino oficial do estado, mas nenhuma delas foi bem-sucedida.

Várias composições dedicadas ao estado se tornaram conhecidas, ao longo da história regional. Uma dessas composições é o Hino a Minas, com letra do intelectual mineiro João Lúcio Brandão, e música do padre João Lehmann. A composição era muito ouvida nas escolas nas décadas de 1920 e 1930 e fazia parte do hinário (livros de hinos), distribuído nas escolas.

A canção Oh, Minas Gerais é a que ganhou maior popularidade, inclusive fora das divisas do estado, com seu refrão “Oh, Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais”. Trata-se de uma tradicional valsa italiana chamada Viene sul mare, introduzida por companhias líricas e teatrais daquele país que vinham ao Brasil no século 19 e início do século 20. A letra é uma adaptação feita pelo compositor mineiro José Duduca de Morais, o De Moraes, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com