TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mineral

Exames: Mineral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  139 Visualizações

As areias fluviais são constituídas por grãos cujas dimensões, forma, natureza e proporções relativas variam, sobretudo, em função da litologia local, do clima, das características do relevo, da distância percorrida e, ainda, de aspectos relacionados com a sua alterabilidade, dureza, fragilidade, etc. No que se refere à forma, os grãos variam, normalmente, entre angulosos e arredondados. A granularidade, mais grosseira ou mais fina, bem como a maior ou menor dispersão de calibres reflectem as condições locais que, como é natural, variam com a pluviosidade, a topografia e, consequentemente, com a energia do fluxo aquoso, com a distância percorrida, etc. As areias fluviais alimentam aluviões, estuários e deltas que, como sistemas deposicionais de transição, lhes imprimem as suas marcas, sobretudo, texturais (6) e estruturais

A) Ambiente Desértico: Deserto ‚ uma área onde a taxa de evaporação potencial excede a taxa de precipitação pluviométrica e o vento ‚ o agente geológico mais importante nos processos de erosão e sedimentação. Apesar disto, não se deve esperar exclusivamente depósitos eólicos, pois localmente existem depósitos subaquosos formados por rios efêmeros e lagos de deserto (sebkhas) associados aos sedimentos tipicamente eólicos.

Nestes ambientes predomina o intemperismo físico das rochas envolvendo processos de fraturamento e exfoliação das rochas.

Depósitos de areias e arenitos com estratificações cruzadas bem desenvolvidas e de fortes ângulos de mergulho (de 30 a 34 graus), apresentando localmente camadas horizontais, são característicos de sedimentação em ambiente desértico. Os grãos de quartzo de areias e arenitos eólicos caracterizam-se pelo brilho fosco e cor avermelhada.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com