TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Projeto Tamanduá

Exames: Mini Projeto Tamanduá. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/1/2015  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 7

1 ESCOLHA DO TEMA

No município Nova Lima (MG) encontra-se uma mina de exploração de ferro inativa conhecida como Mina do Tamanduá (Figura 1). Grande parte da região adjacente ainda não foi explorada, pois, por muitos anos essa área sofreu interferências sociais que restringiram a exploração do minério de ferro neste local.

A empresa VALE é a maior investidora na atividade mineradora desse município e visa dar continuidade a exploração desta mina, já que suas duas principais minas (Águas Claras e Mutuca) encontram-se em processo de exaustão e a demanda por esse mineral aumenta progressivamente.

Figura 1 – Mapa de localização da Mina do Tamanduá

Fonte: Menezes, 2012.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Derby (1910) foi o primeiro autor a levantar dados sobre a estratigrafia da região, os quais foram modificados posteriormente por Harder e Chamberlin (1915), Dorr (1969) e, recentemente, por Marshak e Alkmim (1989). Estes autores afirmam que a estratigrafia da região é constituída por quatro conjuntos litoestratigráficos: Complexos Metamórficos, compostos por terrenos granito-gnáissicos de idade arqueana; Supergrupo Rio das Velhas, formado por sequência arqueana de rochas metavulcano-sedimentares tipo greenstone belt; Supergrupo Minas, formado por metassedimentos clásticos e químicos de idade proterozóica; e Grupo Itacolomi, formado por metassedimentos clásticos proterozóicos. Toda a sequência é secionada por diques máficos, sendo que a idade de 906 Ma representa a principal época de intrusão destes (Silva, 1992, Silva et al., 1992).

Segundo a Vale (2009), os minérios economicamente mineráveis na Mina do Tamanduá são principalmente as hematitas (Fe = 63% a 68%) e os itabiritos ricos (Fe = 58% a 63%).

De acordo com OPGPM (2004) o alvo da lavra de minério de ferro na mina, faz parte da Formação do Cauê e é constituída por hematitas compactas, médias, e diversos tipos de itabiritos. Dorr (1965) e Rosière (1983) dividem os minérios associados à Formação Cauê (Supergrupo Minas) em duas categorias principais: minério itabirítico e minério hematítico de alto grau.

Vilela et al. (2004) identificou diferentes tipos de hematita compacta na Mina do Tamanduá. Tal classificação foi corroborada pelas diferenças encontradas nas características da anisotropia de susceptibilidade magnética dos minérios.

Ventura (2009) relatou sobre a predominância de hematitas compactas, circundadas por hematitas médias a macias e algumas vezes itabiritos, em zonas de charneiras de dobras na área central da mina. O mesmo autor também descreveu a predominância de itabiritos macios, com teores variáveis de sílica e ferro, compactos a médios e itabiritos limoníticos na região sul e oeste da mina.

No leste e oeste da cava da mina ocorrem bacias sedimentares, com argilitos e diamictitos na base, com até 50 metros de espessura, de origem flúviolacustres e de idade terciária a quaternária (Ventura, 2009).

3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA E DAS HIPÓTESES DE TRABALHO

A região que circunda a Mina do Tamanduá carece de informações geológica, geoquímicas e geofísicas que permitam a tomada de decisões em futuros investimentos da mineração na área. É necessário mapear e delimitar pontos estratégicos para que a empresa responsável tome conhecimento sobre a reserva mineral existente e avalie se é viável economicamente dar continuidade ao processo de lavra da mina.

A área estudada está inserida em um dos maiores campos de exploração de ferro do Brasil, conhecido como Quadrilátero Ferrífero. No local há grande concentração de hematita e itabirito, minerais minérios de ferro bastante conhecidos. Com base nisso, acredita-se que em toda extensão da área pesquisada haverá a ocorrência desse recurso mineral e que após a integração dos dados geológicos, geoquímicos e geofísicos será possível identificar anomalias características desse tipo de depósito.

4 JUSTIFICATIVA

A presença de jazidas de ferro no município Nova Lima (MG) é uma característica marcante no quadro nacional. O interesse em explorar esse mineral na Mina do Tamanduá é justificado pelo fato da demanda estar aumentando e a grande necessidade de obtenção desse minério para utilizar como matéria prima na fabricação de materiais metálicos, além da possível reserva existente não explorada por motivos que bloquearam a mineração no local.

Explorações feitas antes da inatividade da mina demonstram que o minério de ferro pode também ocorrer nas adjacências dessa mina e para tanto será necessário efetuar estudos mais aprofundados utilizando métodos geológicos, geoquímicos e geofísicos para entender o comportamento deste depósito mineral.

5 OBJETIVOS GERAIS

Analisar, explorar e investigar áreas adjacentes da Mina do Tamanduá que ainda não foram estudadas e exploradas.

5.1 Objetivos específicos

- Realizar levantamentos geológicos, geoquímicos e geofísicos;

- Estimar a abundância e determinar a distribuição do minério de ferro;

- Caracterizar e mapear o depósito mineral.

6 METODOLOGIA

Costa e Silva (1995) afirma que a prospecção sistemática de uma região com potencialidades minerais é realizada, geralmente, em três etapas sucessivas: reconhecimento ou levantamento regional, detalhamento ou levantamento de detalhe e avaliação do depósito. A Figura 2 mostra o fluxograma das etapas que serão realizadas neste trabalho.

Figura 2 – Fluxograma das etapas do projeto

Fonte: Adaptado de Costa e Silva, 1995.

Na etapa de reconhecimento, aqui denominada de estudos preliminares, será realizada o levantamento de informações sobre a região, ou seja, pesquisa bibliográfica, análise de mapas e imagens aéreas. O objetivo desta etapa é realizar a seleção de zonas promissoras e posteriormente detalhá-las.

No detalhamento serão realizados levantamentos geológicos, geoquímicos e geofísicos a fim de levantar informações mais detalhadas da área estudada. Nesta etapa serão feitas a abertura de poços e trincheiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com