TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini Projeto

Por:   •  1/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

No âmbito da disciplina de Inserção a Vida Universitária, foi proposto à elaboração de um mini projeto cujo tema base é o Uso de Drogas na adolescência, dentro do qual fica exposto os impactos na esfera familiar e o papel da família no processo de tratamento do adolescente.

A adolescência é um momento especial na vida do indivíduo. Nessa etapa, o jovem não aceita orientações, pois está testando a possibilidade de ser adulto, de ter poder e controle sobre si mesmo. É um momento de diferenciação em que "naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do adolescente com a droga é um fenômeno muito mais frequente do que se pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.

O uso de drogas por adolescentes traz bastante preocupação não somente para os pais e familiares, mas também para toda a sociedade, pois o envolvimento de jovens cada vez mais cedo com drogas produz um efeito cascata que acaba por afetar diretamente a todos. Afinal, o jovem ao entrar em contato com as drogas deixa a escola, comprometendo o seu futuro, passa a ser agressivo com os familiares, começa a roubar em casa para sustentar o vício, passa a praticar assaltos que podem resultar em latrocínio e, algumas vezes, são presos ou mortos pelos próprios traficantes, ou morrem de overdose.

Dado o exposto, este trabalho tem o proposito de esclarecer os principais impasses a respeito do uso de drogas na adolescência, fazendo-nos refletir sobre um fator importante que é a formação que cada um deve receber enquanto ser humano, dando ênfase a um dos principais motivos pelo qual os jovens do mundo inteiro recorrerem as drogas, que é o fato de se sentirem sozinhos ou perdidos, sem muitas experiências de vida e sem boas referencias para descobrirem que caminho querem seguir, mais principalmente pela desassistência dos pais, que somente após o filho se envolverem com drogas é que eles se mostram preocupados.

O ADOLESCENTE E AS DROGAS

Entende-se que a adolescência é uma fase conflituosa da vida devido às transformações biológicas e psicológicas vividas. Surgem as curiosidades, os questionamentos, à vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as suas próprias decisões. É o momento em que o adolescente procura a sua identidade, fugindo da realidade que enfrentam, e não mais se baseando apenas nas orientações dos pais, mas também, nas relações que constrói com o grupo social no qual está inserido, principalmente o grupo de amigos.

Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, musicas, amigos e também as drogas) ao necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.

“Droga é toda substancia que, introduzida em um organismo vivo, pode modificar uma ou mais de suas funções”. É compreendida também como o nome genérico de substancias químicas, naturais ou sintéticas, que podem causar danos físicos e psicológicos a quem as consume. (Organização Mundial da Saúde)

A droga aparece na adolescência muitas vezes como uma ponte que permite o estabelecimento de laços sociais, propiciando ao indivíduo o pertencimento a um determinado grupo de iguais, ao tempo que buscam novas ideais e novos vínculos, diferentes do seu grupo familiar de origem. Contudo a preocupação com esses jovens vem aumentando nos últimos tempos, pois nota-se que cada vez mais, crianças e adolescentes estão envolvidos em crimes e atos de violência, dos quais, grande parte envolve o uso de drogas, tanto licitas como ilícitas.

Os prejuízos no âmbito da saúde do indivíduo são irreparáveis e muitas vezes incontroláveis, há um prejuízo imensurável no que diz respeito à vida social, familiar, emocional e psicológica da pessoa.

ETAPAS PARA CHEGAR AO VICIO

A curiosidade natural dos adolescentes e a inserção em grupos de amizades é um dos fatores de maior influencia na experimentação das drogas, despertando novas sensações e prazeres. Além deste, existe o modismo, outro aspecto importante relacionado ao uso de substancias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas influencias, afinal estão saindo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas ate a definição de qual será seu estilo.

A família, por sua vez, pode atuar como fator de risco ou protetor para o uso de substancias psicoativo. Filhos de dependentes de drogas apresentam um risco maior de se torna dependente, mas o desenvolvimento da dependência ira depender de: aspectos genéticos e características de personalidade.

O uso de drogas inicia-se através de substancias como o cigarro acompanhado de bebidas alcoólicas.

O álcool, a maconha e o tabaco, são as três drogas mais populares entre os adolescentes, às vezes, são chamadas de drogas de porta de entrada, pois seu uso costuma levar ao uso de substâncias mais aditivas, como a cocaína ou a heroína (Gerstein e Green, 1993).

Os adolescentes fumam por pressão dos iguais, por curiosidade, por imitação, como manifestação de independência, rebelião, ou com a intenção de fazer uma "figura importante" e consomem álcool porque "todo mundo bebe", "eu gosto, é divertido", "ajuda-me a relaxar", "tira-me a timidez", "estou mal, serve-me para escapar do sofrimento", "por que não, além do mais nem bebo tanto". O álcool contido em variáveis quantidades em bebidas, é a droga de maior uso, promovendo as mais graves consequências para a saúde pública.

Alguns adolescentes se refugiam no álcool, escapando da responsabilidade de crescer e amadurecer, e sua vida se complicam pelo comportamento impulsivo e agressivo, levando o indivíduo ao suicídio.

O USO DE DROGAS E AS RELAÇOES FAMILIARES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com