TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modos de produçao

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  976 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Aluno: Thiago Bruno Felinto de Pontes

Matrícula: 20121710151

Turma: 1ºano-Edificações

Matéria :Geografia

Professor: Ismael

            Modos

                De

          Produção

                              INTRODUÇÃO:

  Modo de produção, é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Reúne todas as características do trabalho, seja ele manufaturado, artesanal ou industrial. São constituídos pelo objeto que é utilizado para se trabalhar e os meios necessários à produção, que são: instrumentos ou ferramentas, máquinas, fábricas, etc. E esses modos de produção foram essências para a história do mundo. Dentre os modos de produção, irei sobre os modos de produção escravista, feudal, capitalista e socialista.

                       Desenvolvimento:

Modos de produção:

  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção ser o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.

  • Modo de produção escravista:

  No modo de produção escravista, todos os meios de produção, (instrumentos e terras) e os escravos eram todos comandos e eram propriedades do senhor, que era o seu dono. Nesse modo de produção, o escravo era a energia, a força do trabalho, que produzia e era o instrumento, era utilizado como uma ferramenta ou um animal, trabalhando por muitas horas todos os dias.

  Assim, nesse modo de produção, as relações de produção tinham relações de domínio e sujeição, onde os senhores eram contra os escravos. Desse modo os senhores exploravam ao máximo os escravos, que não tinham nenhum direito.

  Os senhores comandavam todo o modo de produção, quase sem ter que fazer nada, onde eles detêm a força do trabalho, os meios de produção e o produto do trabalho.

[pic 2]

                     

  • Modo de produção feudal:

  No modo de produção feudal, eram constituídos pelos senhores feudais e pelos os seus servos. Mas nesse modo de produção os servos não eram escravos, pois não eram de propriedade dos senhores feudais. Eles apenas trabalhavam para os senhores feudais para ganharem comida e moradia. Eles trabalhavam um pouco para os senhores feudais e um pouco para si próprios.

  Num determinado momento as relações feudais começaram a dificultar o desenvolvimento da produção. Como a exploração pelos servos no campo era cada vez maior, atrapalhando o rendimento da agricultura na época. Já na cidade o crescimento da produtividade dos artesoes era freado pelas regras existentes e o crescimento das cidades eram impedidas pelas ordens dos senhores feudais e com isso já se iniciava as relações de produções capitalistas.

[pic 3]

  • Modo de produção capitalista:

  No modo de produção capitalista, o que se destacou foram as relações assalariadas de produção, que era o trabalho assalariado. Essas relações de produções capitalistas se baseavam na propriedade privada dos meios de produção pela burguesia, que acabou substituindo a propriedade feudal e o trabalho assalariado substitui o trabalho serviu dos servos dos senhores feudais. Nesse modo de produção, a energia do trabalho é o dinheiro, os lucros, onde temos duas classes sociais: a burguesia e os trabalhos assalariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (70.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com