TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monumentos Historicos De Mato Grosso

Dissertações: Monumentos Historicos De Mato Grosso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Perdemos nosso interesse pelos nossos “tesouros”.

O que são nossos tesouros?

São as nossas origens, estando presente na nossa cultura, presente na nossa socieda-de, mas as pessoas não dão valor, elas não conseguem ver o quão importante é.

Justificativa

Tentar mostrar as pessoas o quão importante é, nossos patrimônios culturais e sociais. Tentar fazer com que eles não sejam esquecidos.

Objetivo

O objetivo é mostrar a cultura, tentar transmitir um pouco da história de Mato Grosso à população, que, infelizmente, não procura se inteirar dos detalhes da nossa cultura. Quere-mos informar as pessoas que ter esse conhecimento é uma das principais bases para formação de um cidadão.

Metodologia

Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material pu-blicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral.

Nosso trabalho se baseia em um pouco da historia de Mato Grosso, como aldeia indí-gena, festa cultural, ponto históricos, entre outros.

Fundamentação Teórica

• Campo Novo do Parecis- MT

Ponto Históricos- Área indígena, habitada pelos índios Paresí, nas margens do Rio Verde, onde encontra-se o monumento símbolo da passagem da tocha dos Jogos Pan Ameri-canos. Este totem representou o intercambio cultural e o respeito às culturas.

Local com potencial histórico, étnico, cultural e ecológico.

Por estar localizado em área indígena as visitas são permitidas somente mediante auto-rização prévia e acompanhamento de guia local.

Cidade de Pedra- Situada a 75 Km do centro de Campo Novo do Parecis, com belíssi-mas formações rochosas, é considerada a “terra dos Mortos” da nação Paresí, que acredita que as formações rochosas são os locais de descanso das almas de seu povo, portanto local sagrado para eles.

É excelente para o turismo étnico, ecológico para atividades de contemplação e trek-king, é uma área de grande interesse cultural e religioso.

Aldeias- O povo Paresí têm uma antiga história de contato com os não índios. As pri-meiras referências feitas a eles datam do fim do século XVII e, desde então, o contato foi se intensificando e gerando conseqüências muitas vezes devastadoras para o povo. Cada sub-grupo paresí enfrentou diferentes situações, devido à proximidade ou distância que se encon-traram dos não índios. A intensa relação com os jesuítas da Missão Anchieta (MIA) quase oca-sionou a extinção de um dos dialetos falados por eles e trouxe transformações nos aspectos socioculturais deste povo, já que as uniões entre os diferentes povos indígenas eram incenti-vadas.

• Poconé

Cavalhada- É uma festividade de origem portuguesa que se iniciou, em Mato Grosso em 1749. Em comemoração a chegada de Luís Pinto (terceiro governador de Mato Grosso e general do exercito brasileiro), se mantendo em Poconé como sua cidade. Porém está mesma festa deixou de ser comemorada pelos mato-grossenses por 35 anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com