TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mortalidade

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

1 - Profª. Rosaly, você é professora e autora de outros livros didáticos e paradidáticos. Pode nos relatar, brevemente sua experiência com a Educação e Geografia.

Tentarei fazer um breve relato , porém são 31anos de experiências em educação. Fui professora de Geografia e atualidades  do Fundamental II e Ensino Médio, e também trabalhei como assessora do Ensino Fundamenta l I e Infantil.

Ligia e Cláudia também tem uma vasta experiência em educação, nos conhecemos trabalhando juntos. A coleção tem uma 4ª autora , a Virna, que veio nos complementar com suas experiências e conhecimentos na academia, e trazer coisas novas para o grupo.

Esta coleção é consequência de anos de trabalho e da nossa reflexão em sala de aula, junto a professores e estudantes de Geografia. É também  a expressão de intensa e sempre construtiva troca de ideias com outros profissionais da educação, nas mais diversas situações da vida escolar, sobre o ensinar geografia e, principalmente, sobre a possibilidade de desenvolver uma aprendizagem que possibilite ao aluno fazer uma leitura que permita compreender os lugares, o país e o mundo em que vive, para que, desse modo, possa atuar de modo cidadão. E mais ainda, atuar como cidadão frente a uma realidade a ser criticamente desvendada, por

meio dos múltiplos conhecimentos elaborados no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse percurso passamos por diversas mudanças na forma de se pensar   a metodologia e o ensino  da  Geografia, assim como as mudanças na própria concepção da ciência geográfica  a partir das últimas décadas do século XX, notadamente com  as contribuições teóricas do importante intelectual brasileiro, professor  de reconhecidas universidades no Brasil e no mundo, Milton Santos.  

 Acompanhamos portanto,  muitas mudança em relação ao processo de ensino e aprendizagem de Geografia no ensino fundamental, principalmente. Trabalhamos com os primeiros livros didáticos , como os  do autor Melhem  Adas, que já apresentavam uma geografia no qual a ação humana é destacada na sua relação com os fenômenos e processos da natureza.Hoje, está presente nos livros didáticos, a concepção do espaço geográfico enquanto resultado da relação entre o ser humano e a natureza.  

2 - A coleção "Geografia nos dias de Hoje" tem três autores. Cada um ficou responsável por algo ou foi desenvolvido totalmente em conjunto?

Fazendo a correção , somos 4 autores. Toda a proposta foi discutida conjuntamente e depois fizemos a divisão do que  caberia a cada um, porém  o produto final era lido, comentado e revistos por todos.

3 - Em quanto tempo a coleção ficou pronta?

Trabalhamos dois anos para a fazer a primeira edição sendo que coube a Ligia e eu a maior parte do trabalho, principalmente devido a revisão e reescritura dos textos  após terem sido editados num primeiro momento. Nessas ocasiões,  chegamos a ficar 12h por dia em frente ao computador produzindo. Ano passado começamos a reformulação que levou um ano, somente Ligia e eu trabalhamos , foi exaustivo.

4 - Na elaboração do livro, a Cartografia foi pensada em conjunto com a teoria ou foi um complemento?

Sempre pensada em conjunto, a cartografia é que nos fornece instrumentos  para a leitura do espaço. O mapa reúne informações espaciais e é um importante instrumento de análise geográfica, no qual se podem espacializar fenômenos para representá-los e compreendê-los. Saber utilizar um mapa, seja como fonte de informação para se localizar e localizar lugares, seja como fonte para interpretar o espaço geográfico, é essencial para o desenvolvimento do raciocínio geográfico. Por tal razão, acreditamos na importância da alfabetização cartográfica, que se inicia nos primeiros anos do Ensino Fundamental I e continua no Ensino Fundamental II. As atividades com mapas têm como objetivo desenvolver as habilidades e as competências necessárias para formar um leitor crítico, que saiba fazer o uso da linguagem cartográfica em situações do seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com