TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

Ensaios: MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  440 Visualizações

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

Os métodos de avaliação de impacto ambiental servem de orientação para possíveis mudanças que se pretende fazer no meio ambiente.

Existem vários métodos, mas aqui irei falar de três, que são eles:

Método Ad Hoc

Nesse método se reúne vários profissionais da área, técnicos e científicos para uma análise mais detalhada sobre a área estudada. São respondidos questionários e através das respostas é que se debate sobre o assunto. A vantagem dessa metodologia é que é de fácil compreensão e de rápida evolução do estudo.

Rede de interações ( Network )

Este método analisa o impacto ambiental através de gráficos. O que facilita a compreensão e visualização. A rede mais conhecida e difundida é a de Sorensen. As redes têm por objetivo as ações praticadas pelo empreendimento e os consequentes impactos do começo e demais ordens. Tem por objetivo antecipar e gerenciar possíveis impactos ambientais e assim recomendar medidas de monitoramento.

Mapas de superposição

Essa metodologia consiste na confecção de uma série de cartas temáticas, uma para cada conceito ambiental em forma de desenhos ou gráficos. Esses mapas desenhados em material transparente, quando sobrepostos, orientam os estudos em questão. Podem ser elaboradas de acordo com os conceitos de vulnerabilidade ou potencialidade dos recursos ambientais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com