TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias: Aplicação No Ensino Da Geografia Na Escola pública

Pesquisas Acadêmicas: Novas Tecnologias: Aplicação No Ensino Da Geografia Na Escola pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

Novas tecnologias: Aplicação no ensino da geografia na escola pública

O referido artigo fala sobre a importância do uso das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino da geografia na escola pública, especialmente na Escola Estadual Edvaldo Brandão Correia no bairro de Cajazeiras IV, na cidade de Salvador no Estado da Bahia.

Analisando o artigo eu o aproveito para falar sobre a importância do uso dessas tecnologias de uma forma geral nas escolas públicas.

Se aprendizagem ocorre em todos os momentos da vida como assinalam Almeida (2003) e outros autores, o ensino da geografia é um dos campos que mais se prestará a implantação de novos métodos e por tanto, de novas tecnologias.

Os equipamentos de comunicação e informação já se constituem uma ferramenta imprescindível na aprendizagem, elas chegam às salas de aulas para facilitar a prática de professores e alunos, porém a realidade do dia-a-dia principalmente nas escolas públicas não deixa que esses equipamentos sejam usados adequadamente para fins pedagógicos.

Devido às dificuldades que o professor encontra na rede pública como: uma grande quantidade de alunos em sala de aula, ter que trabalhar 40 até 60 horas devido aos baixos salários ainda tem que se deparar com o vandalismo de muitos também existe a falta de qualificação e a disponibilidade de um técnico em informática no laboratório das escolas, tudo torna- se quase impossível o uso dessas novas tecnologias.

É importante que o professor de geografia, como de qualquer que seja a disciplina, saiba ao menos os fundamentos básicos de toda a tecnologia hoje disponibilizada por esse meio.

Existem alguns programas de capacitação para o professor da rede pública na área da informática, o PROINFO é um deles, que é o Programa Nacional de Informática na Educação, porém precisa-se também que promova estratégias que facilitem e ajudem o professor na aquisição dessa capacitação.

Sabemos que é de extrema importância a aplicação desses recursos na sala de aula, pois eles irão contribuir para que os discentes se interessem pelos conteúdos que todas as matérias oferecem, no caso específico da geografia que trabalha com diferentes imagens, e por isso o professor deve recorrer ao uso de diversas linguagens como forma de motivar os alunos na busca de diversas interpretações acerca dos fenômenos estudados.

Entendemos que embora os recursos de multimídia estejam sendo respeitados como mais de que uma mera tecnologia para o ensino-aprendizagem, pouco se sabe sobre sua integração na educação geográfica, e sobre o impacto de tais ferramentas na aquisição do conhecimento e naquilo que o estudante pode realizar a partir delas.

Biografia:

NOVAS TECNOLOGIAS- FACULDADE JORGE AMADO

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA- LUCIANA SOUZA DE BRITO

Disponível em: http//artigos.netsaber.com.br

Justificativa

A importância da escola pública para o nosso país, são escolas que servem a comunidade carente, que não dispõem dos recursos tecnológicos mais fundamentais, muitas vezes com salas de aulas com pouco espaço físico, quentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com