TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo De Ensino Na Escola

Artigos Científicos: O Processo De Ensino Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  1.947 Visualizações

Página 1 de 6

O Processo de ensino na escola

O processo de ensino se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. A combinação de objetivos, conteúdos, métodos e forma de organização de ensino tem por finalidade assimilação ativa, por parte dos alunos, conhecimentos, habilidades, hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognoscitivas.

A unidade ensino aprendizagem: aprendizagem se concretiza na interligação de dois momentos indissociáveis–transmissão/assimilação ativa de conhecimentos e habilidades dentro de condições específicas de cada situação didática.

Características do processo de ensino.

O processo de ensino se caracteriza pela atividade de ensino das matérias escolares. A combinação de objetivos, conteúdos métodos e formas de organização de ensino tem por finalidade assimilação ativa por parte dos alunos, conhecimentos, habilidades, hábitos e o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

Processos didáticos básicos: ensino e aprendizagem.

A tarefa principal do professor é garantir a unidade didática entre ensino e aprendizagem, através do processo de ensino. Ensino e aprendizagem são duas facetas de uma mesmo processo. O professor planeja, dirige e controla o processo de ensino, tendo em vista estimular e suscitar a atividade própria dos alunos para a aprendizagem. Para compreender corretamente a dinâmica desse processo é necessário analisar separadamente cada um dos seus componentes.

Aprendizagem

Em sentido geral, qualquer atividade humana praticada no ambiente em que vivemos pode levar a uma aprendizagem. Desde que nascemos estamos aprendendo, e continuamos aprendendo a vida toda. Uma criança pequena aprende a distingui determinados barulhos, aprende a manipular um brinquedo, aprende a andar. Uma criança maior aprende habilidades de lidar com as coisas, nadar, andar de bicicleta, cantar, ler, escrever, pensar e a trabalhar junto com outras crianças. Jovens e adultos aprendem processos mais complexos, aprendem uma profissão, discutem problemas e aprendem a fazer opções etc. As pessoas, portanto estão sempre apendendo em casa, na rua, no trabalho, na escola e nas múltiplas experiências da vida.

Os níveis de aprendizagem

Podemos dizer que há dois níveis de aprendizagem humana: o reflexo e o cognitivo. O nível reflexo se refere às nossas sensações humanas pelas quais desenvolvemos processos de observação e percepção das coisas e nossas ações motoras (físicas) no ambiente. Estas aprendizagem são responsáveis pela formação de hábitos sensorimotores e são as que predominam na fase inicial de desenvolvimento da criança (por exemplo, agarrar objetos, distingui cores, formas e sons, andar etc.) Muitas delas são obtidas de forma automática e inconsciente. Esse nível continua ocorrendo durante toda vida.

O nível Cognitivo se refere à aprendizagem de determinados conhecimentos e operações mentais, caracterizada pela apreensão consciente, compreensão e generalização das propriedades e relação essenciais da realidade, bem como pela aquisição de modos de ação e aplicação referentes a essas propriedades e relação. Nesse nível, os indivíduos aprendem tanto em contato direto com as coisas no ambiente quanto com as palavras que designam coisas e fenômenos do ambiente. Isso significa que, como instrumentos de linguagem, as palavras constituem importante condição para a aprendizagem, pois formam a base dos conceitos com os quais podemos pensar.

Algumas características da aprendizagem escolar

 A aprendizagem escolar é uma atividade planejada, intencional e dirigida, e não algo casual e espontâneo. Aprendizagem e ensino formam uma unidade, mas não são atividades que se confundem uma com a outra.

 A assimilação de conhecimentos resulta da reflexão, requer ações mentais. As atividades práticas só fazem sentido quando despertam a atividade mental dos alunos.

 A aprendizagem escolar se vincula com a motivação dos alunos, indicando os objetivos procurados. É intrínseco quando se trata de objetivos internos (curiosidade, necessidades orgânicas e sociais etc.). É extrínseca quando estimulada de fora (exigências da escola, expectativa de benefícios sociais, estimulação da família, do professor ou colega).

O processo de assimilação ativa

Entendemos por assimilação ativa ou apropriação de conhecimentos e habilidades o processo de percepção, compreensão, reflexão e aplicação que se desenvolve com os meios intelectuais, motivacionais e atitudinais do próprio aluno, sob a direção e orientação do professor. O professor propõe objetivos e conteúdo, tendo em conta as características dos alunos e da sua prática de vida. Os alunos, por sua vez, dispõem de um conjunto de capacidades cognoscitivas, tais como: percepção, motivação, compreensão, memória, atenção, atitudes e conhecimentos já disponíveis.

Momento Interligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com