TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATO DE EDUCAR

Por:   •  6/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia

Do Rio Grande do Norte

Diretoria de Educação e Ciências – DIAC

Disciplina: Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Professora: Maria do Socorro da Silva

Aluno: Wandercleydson Ferreira Ramos

Referencial Bibliográfico Para Estudo:

Aranha, Maria Lucia. Filosofia da Educação.

Atividade Avaliativa

Com base na leitura do texto apresentem suas considerações acerca das questões abaixo:

- O que significa educação e o ato de educar segundo a autora.

R: Para Maria de Arruda Aranha, a educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo que torna possível a gestação do novo e o rompimento com o velho. O ato de educar é uma relação em que, aluno/professor trocam experiências onde ambos aprendem mutuamente.

- O que compreende o ato pedagógico e quais seus componentes.

R: O ato pedagógico pode, então, ser definido como uma atividade sistemática de interação entres eres sociais, tanto ao nível do intrapessoal como ao nível da influência do meio. Presume-se, aí, a interligação no ato pedagógico de três componentes: um agente (alguém, um grupo, um meio social etc.), uma mensagem transmitida (conteúdos, métodos, habilidades etc.) e um educando (aluno, grupos de alunos, uma geração, etc.)

- Relacione as principais características e diferenças entre educação, Ensino e doutrinação.

R: A educação é um processo entre ensinar e aprender, tem finalidade social, serve para a manutenção da sociedade; O ensino é uma atividade sistemática de transmissão de conhecimentos. É o ambiente primordial da escola é sua função específica. A escola ensina e, de forma complementar, educa; Já a doutrinação é uma pseudo-educação, que não respeita a liberdade do educando, impondo-lhes conhecimentos e valores. Sendo assim, todos são submetidos a uma só maneira de pensar e agir, destruindo-se o pensamento divergente e mantendo-se a tutela e a hierarquia.

- Com base na leitura, entendemos que a educação é intencional e possui uma finalidade de acordo com cada contexto histórico. Apresente argumentos que justifiquem está afirmação, segundo o texto estudado.

R: Para a autora a educação não pode ser compreendida fora do contexto histórico e social, portanto, a pratica social é o ponto de partida e o ponto de chegada da ação pedagógica. Sendo assim para que a pratica educacional seja intencional, é preciso que se saiba explicar de antemão os fins a serem atingidos no processo. Então, sob este aspecto, as necessidades humanas, devem ser analisadas concretamente, e as prioridades serão diferentes por exemplo se nos propusermos a educar pessoas de uma favela ou de um bairro nobre.

- A educação não pode ser compreendida a margem do processo histórico e político de seu tempo, caracterizando uma relação intrínseca entre economia, política e contexto histórico. Apresente suas considerações sobre essa afirmação.

R: A educação não pode ser compreendida à margem da história e também fora das relações de poder: ela não é um processo neutro, mas se acha comprometida com a economia e a política do seu tempo. Por isso a função do educador é tão importante, tendo ele que superar as contradições políticas para conseguir realizar seu trabalho de maneira justa e menos seletiva, lembrando que a escola não é transmissora de um saber pronto e acabado, mas sim transmissora de valores humanos, culturais e políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com