TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensibilização do ato de educar e ensinar

Pesquisas Acadêmicas: Sensibilização do ato de educar e ensinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.489 Palavras (6 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 6

Sensibilização do ato de educar e ensinar

Hoje em dia a sociedade esta ficando cada vez mais atualizada, seja com as novas tecnologias ou em qualquer outro meio, como no ato de educar ensinar etc.

Por causa das muitas tecnologias os alunos acham que o aprendizado que o professor passa já esta fora de época, ultrapassado. Diversas formas de ensinar já não são justificadas. Muitas vezes aprendemos muito pouco e perdemos tempos em coisa que poderiam ser mais bem aproveitadas. A educação esta sempre em constantes mudanças. E o principal caminho para transformar a sociedade.

Com tanta tecnologia o objetivo e que seja implantada tecnologias telemáticas de alta velocidade. Para conecta o professor com o aluno e a administração. O objetivo e que cada aluno tenha seu próprio notebook.

Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino são apresentadas varias atividades didáticas para compreender e aprender as áreas do conhecimento como português, matemática, Etc.

A educação além de ensinar ajuda a se interagir com a vida, ajuda em todos os momentos seja emocional, profissional e etc. Para tentar contribuir para uma sociedade modificada com pessoas de bem.

Educar e colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes ,da aprendizagem. E tornar se cidadãos realizados e produtivos.

Educamos de verdade ,quando aprendemos com cada coisa ,lugar, espaço e sentimentos. A educação aparece em longo prazo, só vamos ver mesmo tudo que ensinamos quando o aluno chegar a certa idade, se evoluiu de verdade em que tipo de pessoa se transformou. O ensino de qualidade esta cada vez mais caro. Seja em escolas, faculdades e etc. Muitas vezes os alunos não se preocupam em aprender e só querem saber do diploma e também os professores mal remunerados ficam sem estímulos para ensinar e acabam ensinando o básico e não tudo o que poderiam ter passado.

As mudanças na educação demorarão muito, porque estamos em um processo desiguais de aprendizagem e evolução pessoal e profissional.

Muitas vezes os adultos falam para as crianças fazerem uma coisa e eles próprios fazem outras coisas erradas e acabam que as crianças no futuro poderão praticar o mesmo modelo.

Para que haja mudanças na educação devemos ter educadores maduros intelectual e emocionalmente. Pessoas que saibam dialogar e motivar, entusiasmadas e curiosas que esteja sempre dispostas a ensinar e aprender .

Os alunos também contribuem muito para essa mudança sendo eles esforçados ajudando e incentivando no trabalho do professor aprendendo e o ensinando.

Descrição Softwares educativos

Os softwares são aplicativos desenvolvidos especialmente para a área educacional.

Segundo Moran a internet oferece diversos tipos de programas aplicados à educação, que pode ser usadas por alunos e professores para terem acesso à informação e a pesquisa individual. Indicados por Seabra (1994) como: exercitação, programas tutoriais e aplicativos, jogos, linguagem, programas de autoria, editora de texto e simulações.

A exercitação e uma proposta de programa que tem como objetivo oferecer treinamento de certas habilidades. Foi feita pra treinar e resolver problemas de física, química, matemática entre outros.

Os programas tutoriais são compostos por blocos de informações pedagogicamente organizados, como se fosse um professor eletrônico ,um vídeo ou um livro animado. Mas são pouco interativos.

Os aplicativos são programas específicos como planilhas eletrônicas, processadores de texto e gerenciadores de bancos de dados.

Os editores de textos são programas que permitem editar, colar, escrever, ajustar, modificar etc.

Os programas de autoria permitem que qualquer pessoa criem seus programas, sem que possuam conhecimentos avançados de programação. Facilita apresentações de textos, gráficos e etc.

Os jogos podem ser usados nas atividades pedagógicas, mas foram criados com a finalidade de lazer e diversão.

As simulações possibilitam ao usuário a interações com situações complexas e de risco. São muito usados nos meios educacionais. Ela assemelha a situações concretas das mais variadas áreas do conhecimento.

O uso da internet pode se tornar se um instrumento significativo para o processo educativo em seu conjunto. O computador e a ferramenta auxiliar no processo de aprender a aprender.

Descrição da dinâmica do uso do vídeo

O vídeo esta ligado a televisão e a um contexto de lazer. Para os alunos assistir a um vídeo não significa estudar, e sim descansar e desse modo e preciso levar isso para o lado positivo e aproveitar para atrair os alunos para os assuntos e planejamentos pedagógicos. Pela televisão e pelo vídeo sentimos sensações e experiências, momentos e aprendizados únicos.

A fala aproxima o vídeo do cotidiano, de como as pessoas se comunicam no dia a dia. As musicas e efeitos sonoros servem para recordar alguns momentos vividos no passado, associadas no presente como as telenovelas. As dinâmicas dirigem se antes a afetividade do que a razão. O jovem lê o que pode visualizar e precisa ver para compreender. Ele lê vendo.

Segundo Moran as propostas para utilização da televisão e do vídeo na educação escolar são:

Começar por vídeos mais simples, e mais fáceis e só depois exibir vídeos complexos e difíceis.

Vídeos interessantes para introduzir um novo assunto e despertar a curiosidade para abordarem novos temas.

Vídeo como ilustração, e para mostrar imagens e fatos passados. Para se aproximar coisas do dia a dia a escola e para os alunos verem acontecimentos através de vídeos.

Vídeo com simulação e usado para fazer simulações de experiências que poderiam ser perigosas ou que exigem muito tempo.

Vídeo com conteúdo de ensino e usado para tratar de um determinado assunto direto ou indireto.

Vídeo com produção serve para o professor fazer documentação, registros de aulas, eventos e de experiências, etc. Ajuda o professor em seus trabalhos.

Vídeo integrando o processo de avaliação: dos alunos, professores e do processo.

Televisão vídeo espelho e de grande utilidade para o professor se ver e examinar sua comunicação com os alunos defeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com