TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização é um ato de educar que possibilita ver um mundo civilizado à cultura e a sociedade moderna

Por:   •  9/11/2017  •  Monografia  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Na sociedade atual o letramento é uma prática constante que permite vários meios de construção de conhecimentos que ampliam competências discursivas com significados efetivos dentro dos espaços escolares. A alfabetização é um ato de educar que possibilita ver um mundo civilizado à cultura e a sociedade moderna, exercício de cidadania que reúne participação no processo de preparação educacional e aplicação em capacitar pessoas para vida. Portanto o tema da pesquisa foi a análise das práticas pedagógicas entre alfabetização e o letramento em uma escola pública de Teresina-PI.

A pesquisa tem as seguintes questões norteadoras: Quais as práticas da alfabetização e letramento? O que é letramento? Como funciona as práticas do letramento associada as tecnologias? Quais os desafios em alfabetizar letrando? Quais os desafios em alfabetizar letrando? Qual a importância do letramento nos anos iniciais?

Tendo como objetivo geral: análise das práticas pedagógicas entre alfabetização e letramento. E os específicos são: conhecer as práticas do letramento na alfabetização; verificar os métodos de ensino do letramento; identificar os desafios em alfabetizar letrando; reconhecer a importância do letramento.

Nesse sentido é importante que se compreenda que a alfabetização é para todos, segundo Brasil 2012.

Aprender a ler e escrever é um direito de todos, que precisa ser garantido por meio de uma prática educativa baseada em princípios relacionados a uma escola inclusiva

(Brasil, 2012)

Com base nas análises obteve grandes entendimentos a respeito da educação nos dias de hoje. A referente pesquisa justifica-se em entender a relação de alfabetizar e letrar nos anos iniciais, observando os desenvolvimentos dos alunos nas práticas pedagógicas, devido as experiências vivenciadas na sala de aula, através de estágios durante o curso de pedagogia foi de detectado algumas dificuldades nos alunos durante o processo de aprendizagens na escrita e sistemas de linguagens e uso de tecnologias envolvendo práticas sociais, foi possível perceber que os educadores utilizam vários métodos e suportes para se trabalhar o letramento acompanhando as novas ideias em alfabetizar no mundo moderno e de mudanças, o interesse em compreender as práticas dos professores em alfabetizar letrando foi que a oralidade e os recursos ajudam na construção das estratégias nas atividades na sala de aula reconhecendo a sensibilidade que os professores devem ter durante suas aulas em conhecer seus alunos e despertar capacidades deles, as análises contribuem para a formação de acesso as ideias de que é preciso trabalhar de forma coerente as práticas pedagógicas do letramento ligados as tecnologias e contextos das práticas sociais.

Este trabalho é de suma importância para o conhecimento amplo da educação e os princípios entre ensinar e conhecer a vida educacional, que envolve as práticas pedagógicas entre alfabetização e letramento, contribuindo para conceitos e atitudes nas práticas de ensino, percebendo a grande importância da alfabetização e o letramento nos anos iniciais podendo compreender melhor a vida escolar e os caminhos de alfabetizar letrando perceber a qualidade de se trabalhar o letramento nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para realização desta pesquisa foi preciso conhecer as práticas e os métodos do letramento na alfabetização e estudo deu-se por pesquisas e construções de pensamentos baseados nas realidades da vida escolar e cotidiana com as descobertas de técnicas em educar voltadas para as práticas do letramento. A pesquisa bibliográfica teve construção para conhecer as realidades na alfabetização e letramento.

Segundo a autora Mendonça 2011.

Alfabetização e letramento são processos distintos e definir claramente esses termos é extremamente relevante. A compreensão destes termos depende dos resultados de alfabetização obtidos em sala de aula, pois somente isso permitirá ao professor avaliar qual a melhor metodologia de ensino que lhe ajudará a alcançar os objetivos almejados (Mendonça 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com