TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima Brasil

Artigos Científicos: O Clima Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  3.110 Palavras (13 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Eu fiz este trabalho a pedido da minha professora de Geografia, para aprofundar a matéria estudada na aula. Vou falar um pouco sobre os vários tipos climas e o que os influencia.

Eu escolhi para o meu trabalho, como tema principal, o clima tropical, porque gosto de calor e bom tempo. Não gosto de vento, chuva e frio.

DESENVOLVIMENTO

Resumo: muitas pessoas confundem clima com o tempo. Mas será que há diferença entre os dois? É o que veremos nesta lição, bem como os factores que influenciam o clima e os seus elementos. Também será mostrado uma visão geral dos principais climas do mundo.

O Clima

O clima pode ser definido como sendo o comportamento da atmosfera ao longo do ano, é constante, num ponto qualquer da superfície da Terra.

O clima não pode ser confundido com o tempo. Por exemplo: se dizemos que o dia ontem estava quente, estamos a referir-nos ao tempo. Mas, se dissermos que na Amazónia o tempo é quente e húmido o ano inteiro, estamos a referir-nos ao clima da região. O tempo portanto, é algo passageiro, é como o ar está naquele momento.

Factores que influenciam o clima

Cada região tem seu próprio clima, isto porque os factores climáticos modificam os elementos do clima. Os factores climáticos são:

- Latitude

Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador, menor é a incidência de luz solar.

- Altitude

Quanto mais alto estivermos, menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de humidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera. Também há a questão de que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude, menos intensa será a irradiação.

- Massas de ar

Apresentam características próprias da região em que se originaram, como temperatura, pressão e humidade, e deslocam-se pela superfície terrestre. As massas podem ser polares, tropicais ou equatoriais. As massas de ar tropicais formam-se nos trópicos de Capricórnio e de Cancer. Elas podem formar-se na altura dos oceanos (oceânicas) e serem húmidas; serão secas se forem formadas no interior dos continentes (continental). As massas polares são frias. Isto porque elas formam-se em regiões de baixas temperaturas, como o nome já diz, nas regiões polares. Elas também são secas, visto que as baixas temperaturas não possibilitam uma forte evaporação das águas. As massas equatoriais são quentes, formam-se próximas à linha do Equador. Ao encontro de duas massas, geralmente uma fria e outra quente, dá-se o nome de frente. Quando elas se encontram ocorrem as chuvas e o tempo sofre alterações.

- Continentalidade

A proximidade de grandes quantidades de água exerce influência na temperatura. A água demora a aquecer, enquanto os continentes aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora a irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem Invernos mais rigorosos e Verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influência da continentalidade.

- Correntes Marítimas

São massas de água que circulam pelo oceano. Têm as suas próprias condições de temperatura e pressão. Têm grande influência no clima. As correntes quentes do Brasil determinam muita humidade, pois a ela estão associadas massas de ar quente e húmida que provocam grande quantidade de chuva.

- Relevo

O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influenciando a temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica.

- Vegetação

A vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com a desflorestação, há diminuição de chuvas, consequente diminuição da humidade, e há um aumento da temperatura na região.

Elementos do clima

Falaremos sobre dois elementos do clima: humidade e pressão atmosférica.

- Humidade

Corresponde à quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera.

A humidade é relativa ao ponto de saturação de vapor de água na atmosfera, que é de 4%. Quando a atmosfera atinge essa percentagem, ou se satura de vapor, ocorrem as chuvas.

Muitas vezes lemos no jornal falarem que a humidade relativa do ar é, por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade máxima de retenção de vapor de água na atmosfera. Quando chove, a humidade relativa do ar está em 100%, ou 4% em termos absolutos. Portanto, quando a humidade relativa do ar está por volta de 60%, está em 2,4% de vapor em termos absolutos.

Mas, para que chova, é preciso que a água se condense, ou seja, passe do estado gasoso ao líquido, além de o vapor ter de atingir o ponto de saturação.

O ponto de saturação varia de acordo com a temperatura. Quanto maior temperatura, maior o ponto de saturação; quanto menor temperatura, menor o ponto de saturação.

As nuvens são constituídas por de água, ou cristais de gelo. Nuvem é o vapor d’ água condensado.

- Pressão atmosférica

Pressão atmosférica é a força causada pelo ar sobre a superfície terrestre. Ela depende da latitude, altitude e temperatura.

Quanto maior a altitude, menor a pressão e vice-versa.

Quanto menor a latitude, menor a pressão. Nas regiões mais quentes - região equatorial - o ar dilata-se ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. Próximo dos pólos, o frio contrai o ar, deixando-o mais denso, tendo uma maior pressão.

Vimos então que a temperatura também tem forte influência na modificação da pressão atmosférica. Isto porque o ar quente é leve, ou seja, sobe e como consequência, diminui a pressão. Em regiões de baixa temperatura, há maior pressão, visto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com