TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESMATAMENTO/QUEIMADAS E SEUS IMPÁCTOS NO AMBIENTE AMAZÔNICO

Por:   •  4/1/2020  •  Artigo  •  2.762 Palavras (12 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 12

         

O DESMATAMENTO/QUEIMADAS E SEUS IMPÁCTOS NO AMBIENTE AMAZÔNICO

Abner Manoel do Nascimento Monteiro

abner.superchock@gmail.com

Ana Amélia Furtado Monteiro

anaameliafurtado@yahoo.com.br

Diego Lamartine dos Santos Alves

Diegolamartine07@gmail.com

Kelly Tatiane Rodrigues de Alfaia

Kellyalfaia25@gmail.com

Raimundo Veiga Moraes Neto

raimundovmneto@hotmail.com

RESUMO

O presente artigo, apresenta o impacto que as queimadas e o desmatamento causam ao meio ambiente natural, e o homem, bem como sua ação danosa sobre a biodiversidade da floresta amazônica, influenciando-se também na situação climáticas das regiões brasileiras e até mesmo no planeta. Resumo muito curto

Palavras-chave: Queimadas; desmatamento; biodiversidade

ABSTRACT

This article presents the impact that burning and deforestation have on the natural environment, and man, as well as its harmful action on the biodiversity of the Amazon rainforest, also influencing the climatic situation of Brazilian regions and even the planet.

Falta a tradução das palavras chaves

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho “O desmatamento/queimadas e seus impactos no ambiente amazônico” partiu de uma atividade avaliativa, da instituição UFPA (Universidade federal do Pará), ministrado pelo professor João Silva de acordo com o tema geral especificado; Climatologia e Geografia. Assim, foi definido a apresentação deste trabalho bibliográfico sobre este tema.

 A escrita do trabalho foi estruturados em tópicos. O primeiro tópico – “Região norte: Queimada e Desmatamento” - é realizado uma descrição de todos os aspectos ambientais – e suas consequências para o meio ambiente. E ao mesmo tempo promover uma caracterização regional, essencial em trabalhos de caráter geográfico.

No segundo tópico – “A consequência das queimadas no solo” realizamos uma descrição da situação na região. Encontramos autores e fontes que relatam sobre estes aspectos e procuramos realizar uma escrita onde contemplamos os aspectos fundamentais que retratam a triste realidade para o solo, além de algumas análises sobre o uso deste patrimônio natural que desperta grandes interesses econômicos.

No terceiro tópico- “Desmatamento no Brasil e biodiversidade”, desenvolvemos uma abordagem sucinta sobre o principal foco, desmatamento e queimadas, bem como suas consequências para biodiversidade.

O desmatamento e as queimadas são um dos principais problemas ambientais da atualidade. Eles são responsáveis pela destruição ou modificação significativa em florestas, matas, outros tipos de formações vegetais e até nas transformações climáticas do planeta. Além de causarem prejuízos para a flora de um bioma, podem também afetar a vida de várias espécies animais

A região amazônica, enfrenta um acelerado ritmo de degradação. Se torna uma perda para o nosso país, além do que essa degradação é ilegal e predatória para o meio-ambiente, podendo ocasionar inclusive a extinção de comunidades indígenas, uma vez em que as áreas demarcadas para essa comunidade, não estão sendo respeitadas, e ainda estão ameaçadas pelo atual governo brasileiro de serem cada vez mais reduzidas. 

Espera-se que o atual governo brasileiro assuma uma conduta responsável e escute as chamadas de auxílio e de advertência para a proteção da maior reserva ambiental do mundo, que já cobrou centos de vidas de espécies animais e vegetais e que ameaça a subsistência de milhares de pessoas, agravando um quadro já existente de vulnerabilidade social e econômica e de violação de direitos fundamentais como a vida e o direito a um meio ambiente equilibrado.

As principais causas de desmatamento se dá pois pela extração ilegal de madeira; Criação ou ampliação de áreas para agricultura ou pecuária; Incêndios criminosos ou causados por ação da natureza como, por exemplo, queda de raios em locais de vegetação seca; utilização da queimada de vegetação como técnica agrícola, além de prejudicar o solo, é altamente perigosa, pois pode se alastrar para áreas de florestas. Esta técnica é muito usada em regiões subdesenvolvidas; ainda se assiste instalação e projetos voltados para a exploração de minérios e abertura de garimpos de pedras e metais preciosos.

Além de provocar o desmatamento, a queimada é uma das principais responsáveis pelo aumento do efeito estufa em nosso planeta e o consequente aquecimento global. Isso ocorre, pois, é muito grande a liberação de Dióxido de Carbono (CO2), um dos principais gases do efeito estufa, na atmosfera durante uma queimada. De onde é essa informação        

REGIÃO NORTE: QUEIMADA E DESMATAMENTO

A Região Norte do Brasil, onde está a Floresta Amazônica, enfrenta um acelerado ritmo de degradação nos últimos anos. Neste ano de 2019 o problema explodiu com força mundial pelas denúncias geradas dentro e fora do Brasil de que o ritmo de derrubada irregular da floresta e das queimadas na metade do ano tinha aumentado em até 278% em relação ao ano anterior. De onde são essas informações

         O mundo vem assistindo, acompanhando, o aumento do desmatamento e queimadas no Brasil. Segundo o IPAM – Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia, até 14 de agosto de 2019, foram registrados 32.728 focos de calor, número cerca de 60% superior à média dos três anos anteriores para o mesmo período.

As queimadas e desmatamentos causam uma série de consequências ao meio ambiente, tais como: perda da biodiversidade, erosão e empobrecimento dos solos, devastação das florestas, emissão de gases tóxicos na atmosfera, mudanças climáticas em função da retirada das matas. Outro agravante é o fato de as queimadas serem uma das fontes do efeito estufa, pois os grandes incêndios aumentam o nível de CO² lançando esses gases que vão se acumulando e poluindo a atmosfera. Os impactos ambientais dos desmatamentos e das queimadas resultam no incremento de gases na atmosfera, tais como: monóxido de carbono, óxido de nitrogênio. Este aporte de grandes quantidades de gás carbônico (CO), considerado um gás reativo e tóxico pode, sob ação da radiação ultravioleta produzir grandes quantidades de Ozônio (O) troposférico, causando toxicidade aos sistemas ambientais (SOUZA,1992).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (255.7 Kb)   docx (390.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com